O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban se reúnem na tarde da próxima segunda, 13 de julho, para dar continuidade ao processo de negociação visando um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que seja simples, transparente e satisfatório a todos os trabalhadores. No mesmo dia, os integrantes do comando se reúnem pela manhã na sede da Contraf-CUT.

Na última rodada de negociação com a Fenaban, realizada no dia 29 de maio, no Rio de Janeiro, o principal avanço foi a concordância dos bancos em debater o conceito de lucro que será utilizado para o cálculo da PLR dos trabalhadores. Hoje, cada banco utiliza conceitos diferentes, o que diminui a previsibilidade da remuneração dos trabalhadores.

O Comando aprofundou o debateu sobre o tema em reunião no dia 9 de junho, na sede da Contraf-CUT. Houve avanços na discussão do modelo que será defendido pelos trabalhadores, mas não foi fechada uma proposta. Os dirigentes sindicais presentes se comprometeram a discutir o tema em suas bases.

"Defendemos um modelo de PLR simples, transparente e que valha para todos os bancários", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. "Para isso, é preciso definir uma norma para que os trabalhadores tenham clareza de quais são os dados necessários para definir a base de cálculo da PLR", acrescenta.

Soluções para as mesas temáticas (segurança, saúde, igualdade de oportunidades e combate ao assédio moral) também serão cobradas na negociação.

Campanha Nacional 2009

As lideranças sindicais continuam em São Paulo nos dias 14 e 15, quando acontece o Seminário do Comando Nacional, preparatório à 11ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorre nos dias 17, 18 e 19. No dia 16, também será realizado o 2º Encontro Nacional de Comunicação da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster