Nesta sexta-feira (11), a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, e a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Região, Ivone Silva, coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, entregaram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ofício solicitando que os bancários sejam incluídos como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19.
Na reunião, que também contou com representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), o ministro se comprometeu a levar a reivindicação à equipe técnica do PNI (Plano Nacional de Imunizações).
A média de desligamentos por morte na categoria bancária saltou de 18,3 óbitos/mês no primeiro trimestre de 2020 para 50,6 óbitos/mês no primeiro trimestre de 2021, crescimento de 176,4%. Os dados são de levantamento feito pelo Dieese a partir do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que não especifica as causas das mortes. Mesmo assim, é possível deduzir que esse aumento está relacionado com os óbitos de bancários por Covid-19.
O levantamento do Dieese aponta também que, entre abril de 2020 a março de 2021, ocorreu o falecimento de 418 trabalhadores da categoria, sendo que 69,8% deles de três ocupações que, em sua maioria, tinham de trabalhar presencialmente: escriturário, caixa e gerente de conta.
Fonte: Seeb-PB, com informações do Seeb-SP
Veja também:
Bancários pedem ao governo prioridade na vacinação – Bancários PB (bancariospb.com.br)