O Comando Nacional dos Bancários se reunirá nesta terça-feira, dia 9, para debater e construir uma proposta a respeito do novo modelo para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta definida será defendida pelos representantes dos bancários na mesa de negociação com a Fenaban. A reunião será às 14h, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.

Bancários e Fenaban estão realizando uma discussão conceitual a respeito da PLR, visando construir um modelo mais simples e justo para os trabalhadores. Na última rodada de negociação, os banqueiros concordaram em debater o conceito de lucro que será utilizado para o cálculo remuneração de cada trabalhador.

"Cada banco decide o que irá incluir em seu lucro, afetando diretamente os ganhos dos bancários. Há casos de empresas que publicaram até sete resultados diferentes", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. "É preciso definir uma norma para aumentar a transparência do processo, de forma que os trabalhadores tenham clareza da base de cálculo de seus rendimentos", acrescenta.

Premissas – Nesse momento, as discussões entre Comando e Fenaban visam definir a PLR conceitualmente, sem entrar em debates relativos a valores. Os trabalhadores já apresentaram aos bancos as premissas que devem nortear o novo modelo. Após o término das negociações, a proposta definida será levada à Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre 17 e 19 de julho, para apreciação da categoria.

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster