Começa nesta terça-feira, dia 20, em Brasília, a 2ª Marcha Nacional dos Vigilantes. O evento, que vai até quarta-feira, dia 21, é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV).

"Esperamos que seja um momento de reflexões acerca do Brasil, das dificuldades e perspectivas dos trabalhadores e, em especial, dos mais de 1 milhão e 700 mil vigilantes e as contribuições desta categoria para a vida, a cidadania, por emprego, respeito, dignidade e por um país mais justo", afirma o presidente da CNTV, José Boaventura Santos.

"Enfrentamos, como profissionais, e cidadãos, a realidade da violência social no cumprimento do dever de defender vidas e patrimônios, pagando, muitas das vezes, com nossas vidas. Os lucros e benefícios que a prestação de serviço – especialmente na segurança privada – propicia a alguns poucos são visíveis e de fácil compreensão, se levarmos em conta a extrema desproporção entre o que é cobrado por uma empresa de segurança pelo trabalho de um vigilante e o que a mesma empresa paga a este trabalhador – em média, quatro ou cinco vezes menos é o que recebe um profissional de segurança privada", ressalta Boaventura.

"Enquanto isto, o trabalhador ainda luta por direitos básicos, elementares, como: aposentadoria especial e o pagamento de adicional pela atividade de risco, tal qual o Congresso brasileiro assegurou mais recentemente aos trabalhadores carteiros e bombeiros civis.
Na Câmara dos Deputados tramita o PL 4436/2008 da Senadora Serys Slhessarenko, o PL 1033/2003, da Deputada Vanessa Grazziotin e o PL 6113/2009, do Senador Paulo Paim, que, se aprovados pelos parlamentares, instituirão o adicional de periculosidade e a aposentadoria especial para os vigilantes. Mas sabemos que para que estes projetos sejam aprovados faz-se necessária a nossa mobilização", salienta o presidente da CNTV.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 de outubro: terça-feira

8h – Concentração da II Marcha na Tenda do Servidor
Local: Ao lado do Ministério da Agricultura (Esplanada dos Ministérios)

10h – Corpo-a-corpo com parlamentares no Congresso Nacional

14h às 16h – Ato político em defesa do risco de vida
Local: Auditório Pertônio Portella

17h30 – audiência no Ministério da Justiça com os senhores Ronaldo Teixeira(chefe de gabinete do ministro) e Valdci Barela (Coordenador Geral do Gabinete)
Local: Ministério da Justiça. Edifício-sede, sala 438

Dia 21 de outubro: terça-feira

10h – Homenagem ao ministro Paulo Bernardo
Local: Térreo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
14h – Plenária de avaliação da II marcha com os vigilantes

Fonte: CNTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *