A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) e a Superintendência de Desenvolvimento Humano (SDH) do Banco estiveram reunidos na última quarta-feira, dia 15, no Passaré, para mais uma rodada de negociação da mesa permanente. Durante a reunião foram discutidos temas como o processo de implantação do ponto eletrônico, a revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR), o plano CV da Capef, plano de funções, passivos trabalhistas e outras pendências de reuniões anteriores.

Após pressão da Comissão Nacional, a superintendente de DH, Eliane Brasil, agendou uma reunião específica para o próximo dia 30/7, às 10h, no Passaré, para debater as pendências a respeito da implantação do ponto eletrônico. De acordo com ela, o BNB está encaminhando os devidos procedimentos para resolver essas pendências, com o objetivo de fechar o acordo do ponto eletrônico o mais rápido possível.

Quanto ao plano de funções, o Banco informou que está na fase de validação das funções, cuja conclusão deve ser efetuada até o dia 31/7. Encerrada essa fase, o Banco deve encaminhar o plano para aprovação da diretoria. A Comissão Nacional, entretanto, enfatizou a necessidade de se fazer uma videoconferência com o funcionalismo para apresentar o plano, o que Eliane afirmou que deve ser feito logo após a apresentação à diretoria. Quanto à retroatividade do plano a 1º/7/2009 (proposta da Comissão), Eliane afirmou que há, nesse caso, um impacto financeiro muito grande, mas que levará a proposta à direção do BNB.

PCR – O Banco comprometeu-se a apresentar em breve uma proposta final de minuta de acordo para a revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR). Em seguida, essa minuta será avaliada pelo funcionalismo em assembleia.

Passivos – O Banco informou que está se organizando internamente para discutir os passivos trabalhistas em todos os estados onde há esse problema. Na Bahia e em Pernambuco serão marcadas reuniões específicas para discutir a questão. No Ceará há dois passivos em fase final de execução – a ação de equiparação das funções do BNB às do BB e a licença-prêmio. amanhã dia 17/7, o Sindicato entrega ao banco sua posição oficial sobre as verbas remuneratórias que devem compor a base de cálculos da ação. Quanto à licença-prêmio, o SEEB/CE deve apresentar na próxima semana uma contraproposta baseada em consulta ao funcionalismo realizada durante toda a semana que passou.

Plano CV Capef – O Banco informou que o plano se encontra em análise pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a pedido da Secretaria de Previdência Complementar (SPC). Após essa fase, o plano deve ser encaminhado ao Banco para implantação.

Curso de Formação Bancária – Tomaz de Aquino, coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, destacou que continuam acontecendo casos de funcionários que não conseguem fazer o curso porque não são liberados por seus gestores e exigiu providências por parte da SDH. O Banco solicitou à Comissão que fizesse um levantamento desses dados para que fossem adotadas as medidas cabíveis.

Concurso – O Banco confirmou que o concurso público para a contratação de novos funcionários está autorizado e o processo deve ser finalizado até dezembro deste ano.

Fonte: Comissão Nacional dos Funcionários do BNB/Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster