Crédito: Paulo Pepe/Seeb São Paulo

Paulo Pepe/Seeb São Paulo O Comitê Betinho da Ação da Cidadania, Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, fundado por funcionários do Banespa há 18 anos e hoje com atuação voltada para todos os bancários, participou da 13ª Conferência Nacional, ocorrida no último final de semana, em São Paulo. O presidente da entidade, José Roberto Vieira Barboza, chamou os sindicatos e os bancários de todo o país a se juntarem à campanha para ampliar a construção de cisternas no Nordeste. Também compareceu o vice-presidente do Comitê Betinho, José Osmar Boldo. Cerca de 18 milhões de brasileiros não possuem acesso à água limpa na região.
 

"O espaço que tivemos na 13ª Conferência foi muito importante para expormos o trabalho de inclusão social que estamos levando adiante e para dialogarmos com os sindicatos sobre a importância de todo o movimento sindical exigir políticas públicas em favor das necessidades dos cidadãos, o que vem ao encontro da ideia de sindicato cidadão", avalia Zé Roberto, que é aposentado do Santander, oriundo do Banespa.

Ele explica como fazer parte do projeto. "É interessante que os sindicatos possam divulgar em seus veículos informações sobre a campanha e fazer parcerias. Outra forma é patrocinar a construção de uma cisterna, que hoje custa aproximadamente R$ 1.600, incluindo os custos de instalação. Ou ainda fazer doações no valor que for possível", informa o presidente do Comitê Betinho.

"Nosso objetivo é sensibilizar os sindicatos e os bancários, a fim de que se engajem nessa luta. Conversamos com vários dirigentes sindicais que já se comprometeram a participar e levar adiante a campanha. O Brasil está em processo de construção da cidadania e precisamos fazer parte deste processo", afirma Zé Roberto.

Cidadania para famílias do Nordeste

Desde 1998, o Comitê Betinho atua para que as famílias possam conviver dignamente com a seca no sertão nordestino. Além de contribuir na capacitação de técnicas em agricultura familiar, criação de animais, saúde e educação, é feita a campanha pela construção de cisternas

Ao todo já foram construídas 206 cisternas em conjunto com várias entidades sindicais e representativas. Um dos mais recentes parceiros é a Fenae, que deve arcar com a construção de cinco cisternas no município de Sigefredo Pacheco, região do semiárido do Piauí.

Zé Roberto ressalta que o projeto vai além dos recursos para a construção da cisterna. "Há mobilização, capacitação e sensibilização das famílias para a adoção da tecnologia de captação de água da chuva, além de visitas de acompanhamento. Com essa mobilização, buscamos também fortalecer a organização da comunidade", ressalta.

Como participar

Para fazer uma contribuição visando a construção de uma cisterna, basta entrar em contato com o Comitê Betinho pelo e-mail comitebetinho@uol.com.br, ou pelos telefones (11) 3249-8113 e 3249/8114.

É possível também contribuir com doações, fazendo qualquer depósito na conta corrente do Comitê Betinho – CNPJ 02.336.848/000-11:

– conta corrente: Banco Santander, agência 0001, conta 13-027407-9;
– conta poupança: Bradesco (agência 3003-1, conta 100.8818-6)
– conta poupança: Banco do Brasil (agência 0018-3, conta 85406-9).

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *