Revoltados com o fato de a Caixa Econômica Federal anunciar um novo concurso e preocupados com a validade do concurso 2012 se expirar em meados de junho, os representantes dos aprovados procuraram o Sindicato dos Bancários da Paraíba, nesta terça-feira, 15 de abril, para intermediar negociações com a instituição financeira pública, que carece de funcionários para atender a demanda crescente.
Os diretores do SEEB – PB, Lucius Fabiani, Natascha Brayner, João Batista Crispim, Jurandi Pereira e Edson Borges receberam João Lopes, Janete Azevedo e Lucas Toscano, membros do Fórum dos Aprovados no Concurso da CEF-2012, que mantém uma página no Facebook (https://www.facebook.com/groups/397060793668470/).
Dentre outros pontos levantados na reunião, sindicalistas e aprovados chamaram a atenção para o fato de a Caixa Econômica estar caminhando na contramão de suas próprias necessidades. Recentemente, a instituição financeira pública modificou o cálculo da LNP (Lotação Necessária de Pessoal), reduzindo o número mínimo de empregados de 15 para 6 bancários por unidade, quando o movimento sindical reivindica 20 funcionários por agência, no mínimo.
“Na prática, a Caixa está reduzindo o número de contratações e inaugurando novas agências com apenas seis empregados. Ou seja, já coloca para funcionar uma unidade sem condições ideais para atender à demanda. Dessa forma, prejudica a sociedade duplamente; por não contratar mais empregados quando tem pessoas aptas, devidamente aprovadas e, assim, não proporciona um atendimento digno à população”, argumentou Lucius Fabiani.
Além de reivindicar a contratação imediata, por conta da validade do concurso 2012, os representantes dos aprovados chamaram a atenção para a questão da isonomia. “Nós queremos que a Caixa Econômica contrate todos os aprovados que obtiveram pelo menos a nota igual à do último convocado pelo banco público”, arrematou João Lopes.
No encontro de sindicalistas e aprovados em 2012 foi informado que a Caixa Econômica Federal pretende abrir pelo menos três novas agências este ano, inclusive uma ainda no primeiro semestre. Essa informação reforçou ainda mais a decisão do grupo, de que a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba solicite uma reunião com o Superintendente Regional da Paraíba, Elan Miranda, para discutir essas e outras questões do funcionalismo do banco estatal, inclusive com a participação dos representantes dos aprovados no concurso de 2012.
Fonte: SEEB – PB / Otávio Ivson