Bancárias e bancários do Paraná e do Nordeste vão definir propostas a serem levadas para debate na Conferência Nacional; atividades fazem parte da Campanha Nacional da categoria

A Campanha Nacional das bancárias e bancários 2024 está de vento em popa! Em todo o país, a categoria participa da Consulta Nacional e contribui com a definição dos principais pontos a serem negociados com os bancos para o aumento salarial e demais cláusulas econômicas e sociais da sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos Acordos Coletivos de Trabalho (CCTs) específicos dos empregados de cada banco. A democracia é absoluta! A participação é liberada para todas e todos, filiados ou não aos sindicatos (para participar da Consulta, clique aqui).

Em paralelo, os principais pontos que afetam o dia a dia de trabalho da categoria são debatidos em conferências estaduais e regionais, como as que acontecem neste final de semana (dias 3, 4 e 5) em Recife, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), e em Londrina (PR), da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-PR).

Paraná

A conferência da Fetec-PR vai reunir bancárias e bancários de diversos bancos que representam as bases dos dez sindicatos filiados à entidade para analisar e debater a conjuntura e pontos relacionados ao mundo do trabalho bancário. “Após os debates, vamos definir as propostas e a delegação do estado para serem levadas à Conferência Nacional”, disse o presidente da Fetec-PR, Deonísio Schmidt.

“A participação da categoria, junto à organização dos sindicatos, nas conferências e nas mobilizações, é importante para mantermos e ampliarmos nossos direitos, assim como para conquistarmos aumento real, melhorarmos nossas condições de trabalho e nosso poder de compra”, completou.

Nordeste

No Nordeste, a conferência reunirá bancárias e bancários de Alagoas, Campina Grande (PB), Cariri, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e a oposição bancária do Maranhão para debater as estratégias e reivindicações que serão levadas à Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 7 a 9 de junho.

Para o presidente da Fetrafi-NE, Carlos Eduardo, será uma oportunidade para revisitar as conquistas do passado e definir os próximos passos para enfrentar os desafios atuais dos trabalhadores do setor. “Esta conferência nos permite avaliar nossas estratégias e planejar ações futuras que irão influenciar diretamente a realidade da nossa categoria”, disse.

Calendário de conferências

A Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS) e a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina (Fetrafi-SC) já realizaram suas conferências. A próxima será a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN).

Veja abaixo o calendário das conferências.

Fonte: Contraf – CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *