Conferência de Revisão da Declaração e do Plano de Ação da Conferência Mundial acontece de 20 a 24 de abril, em Genebra. Processo de Revisão da Declaração e do Plano de Ação da Conferência Mundial contra o Racismo e a Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância

A Conferência de Revisão ocorrerá entre os dias 20 e 24 de abril de 2009, em Genebra, Suíça. O Objetivo da Conferência é avaliar os objetivos traçados na Conferência realizada em Durban, na África do Sul, no ano de 2001.

O processo de revisão tem como objetivo verificar se as metas definidas foram devidamente cumpridas, zelar para que os Estados ratifiquem seu compromisso com o cumprimento da Declaração e do Plano de Ação de Durban e para que os Estados da América Latina e Caribe definam ações que lhes permitam avançar no cumprimento dos compromissos assumidos mediante o estabelecimento de metas para os próximos anos, no sentido de superar o racismo, o sexismo, a homofobia, a discriminação racial e as formas correlatas de intolerância.

O Brasil teve um papel relevante na Conferência em 2001. Desta participação foram desenvolvidas políticas que resultaram nas atuais políticas de Ações Afirmativas e Políticas Públicas que entre vários avanços resultaram na criação da Secretaria Especial de Políticas de promoção da igualdade Racial (SEPPIR), que materializou os compromissos do Governo Brasileiro em Durban e que nos dias de hoje colocam o Brasil em posição de destaque frente aos países que implementaram alguns dos itens do Plano de Ação elaborado em Durban.

"É necessário avançar muito mais. A postura reacionária de setores conservadores e racistas da sociedade brasileira que tentam impedir o desenvolvimento de ações que efetivamente avancem para a conquista de uma igualdade racial com cidadania plena demonstra que é necessário muito mais empenho no sentido de obter as conquistas necessárias", afirma Marcos Benedito, coordenador da Comissão Nacional Contra a discriminação Racial da CUT (CNCDR/CUT).

De 17 a 25/04, a CNCDR/CUT e o Instituto Sindical interamericano Pela Promoção da Igualdade Racial (INSPIR), participarão da Conferência de Revisão, que será realizada no prédio da ONU em Genebra.

CONVOCATÓRIA

Nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo-SP, será realizado o Encontro Nacional da Comissão Nacional contra a Discriminação Racial da CUT, tendo como pauta central a construção das secretarias estaduais e nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A programação detalhada, local da atividade e outras informações estão sendo finalizadas pela Comissão Organizadora. Deste Encontro participam os membros do coletivo nacional da CNCDR e um/a representante dos estados sem participação neste coletivo, que são: AC, AL, AP, AM, ES, MA, MT, MS, PA, PB, RO, RR, SE, TO.

"Vamos realizar um belíssimo encontro onde debateremos a importância da criação das secretarias de igualdade de oportunidades nos Estados, atribuições da nova secretaria e o perfil que queremos para a direção que será eleita no próximo Congresso da CUT. A participação de todos e de todas, respeitando-se o critério de participação, que são os 32 membros da CNCDR/CUT e mais um representante no Estado onde não houver representação da Comissão, garantirá um debate transparente, democrático e participativo na construção da Secretaria Nacional da Promoção da Igualdade Racial da CUT", ressalta o coordenador Marcos Benedito.

Fonte: CNCDR/CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster