Crédito: Renato Silva/Rede de Comunicação dos Bancários
A plenária geral da 11ª Conferência Nacional dos Bancários definiu neste sábado 18 as cláusulas de segurança e previdência complementar que integrarão a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2009, a ser entregue aos banqueiros em agosto. Neste domingo 19, último dia da Conferência, a plenária continua com o fechamento das cláusulas de saúde e emprego e remuneração, e com a definição da estratégia de luta para a Campanha Nacional 2009.
Antes da plenária, na parte da manhã, os 600 delegados eleitos nos encontros regionais de todo o país, mais os integrantes do Comando Nacional dos Bancários, fizeram um debate, com a presença do superintendente técnico do Dieese, Sérgio Mendonça, sobre a conjuntura política e econômica em que se dará a Campanha Nacional de 2009.
Também foi realizado um debate sobre o Mapa da Diversidade, reivindicação histórica dos bancários e apresentado pela federação dos bancos recentemente, com a participação da coordenadora da pesquisa, professora e pesquisadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), Maria Aparecida da Silva Bento.
Veja o que foi discutido e decidido na plenária deste sábado:
> Bancários decidem intensificar luta por Previdência Complementar para todos
> Conferência aprova cláusulas de segurança da pauta de reivindicações
> ‘Agenda setorial dos bancários interessa a todo país’, diz economista do Dieese
> Aumento real e fim do assédio moral são prioridades dos bancários, diz pesquisa
> ‘Desigualdade só acabará quando todos participarem’, alerta pesquisadora
Fnte: Rede de Comunicação dos Bancários