O 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que acontece nesta sexta-feira e sábado no Hotel Praia Centro, em Fortaleza é o primeiro de âmbito nacional no calendário geral de eventos da espécie promovidos pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O Congresso abordará temas como consequências da Reforma Trabalhista sobre a categoria bancária; análise de proposta de Reforma de Previdência em debate no Congresso Nacional e, principalmente, dedicará atenção à análise do futuro do BNB ante as ameaças de privatização e/ou fusão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os diretores do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindhonjhonson Almeida e Robson Andrade marcam presença na atividade.

Os trabalhos do Congresso serão desenvolvidos em sessões plenárias, iniciando dia 12/7, às 9h e encerrando-se dia 13/7, às 13h, quando será aprovado o relatório final do Encontro.

O evento reunirá o total de 70 delegados e delegadas eleitos em assembleias e/ou encontros estaduais realizados pelos sindicatos que têm BNB na sua base de atuação, conforme orientação divulgada pela Fetrafi/NE.

A quantidade de delegados de cada sindicato é proporcional ao número de funcionários do Banco em cada Estado, assegurando-se, no mínimo, um delegado(a) por base sindical e também um delegado(a) por Federação.

O Congresso tem a coordenação geral da Contraf-CUT, com o apoio das Federações de Bancários da CUT e a assessoria da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB).