Começa no próximo dia 27, terça-feira, e vai até o dia 1º de fevereiro, mais uma edição do Fórum Social Mundial. O evento será realizado em Belém do Pará, retornando ao Brasil, onde não era realizado desde 2005. A Contraf/CUT participará da organização de quatro oficinas durante o evento.

Organizado pela primeira vez em 2001 em Porto Alegre (que também abrigou as edições de 2002, 2003 e 2005), com o slogan Outro Mundo é Possível, o FSM reúne milhares de pessoas, entidades e movimentos sociais progressistas de todo o mundo, com o objetivo de discutir propostas alternativas ao modelo capitalista excludente e concentrador de riqueza.

Nesse ano, o Fórum ganha ainda mais importância por ser a primeira grande reunião global após o início da crise financeira deflagrada a partir dos Estados Unidos, que coloca em xeque o modelo neoliberal de produção e consumo hegemônico durante quase três décadas, cujo combate deu origem ao próprio Fórum (clique aqui a programação completa do evento).

Veja a programação das atividades que contarão com a particpiação da Contraf/CUT:

O Sistema Financeiro Nacional e as pessoas

Objetivo: caracterização do Sistema Financeiro Nacional, seu marco institucional e a necessidade da regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal, a atual crise financeira mundial e as repercussões no emprego bancário.

Dia: 29 de janeiro
Local: UFPA, Campus Profissional, Pavilhão Mp, Sala Mp 11, Turno 1º (8h30)

Organização: Contraf/CUT Seeb São Paulo
Apoio: CUT Fetec/CUT- SP UNI DIEESE

O papel do crédito na sustentabilidade da Amazônia

Objetivo: compartilhar e discutir as estratégias e desafios para garantir que o crédito rural contribua para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Dia: 29 de janeiro
Local: UFPA, Campus Profissional, Bloco AP, Sala Ap 01, Turno 3 (15h30)

Organização: Contraf/CUT Seeb PA/AM
Apoio: CUT UNI IMAZON

Saúde do Trabalhador – Violência Organizacional-Assédio Moral

Objetivo: socializar experiências nos diversos ramos (bancários, químicos e comerciários) e como construir alternativas de enfrentamento a esse problema.

Dia: 30 de janeiro
Local: UFPA, Campus Profissional, Pavilhão Kp, Sala Kp 09, Turno 3 (15h30)

Organização: Contraf/CUT — CNQ — CONTRACS
Apoio: CUT UNI FES

A Organização dos trabalhadores em redes sindicais nas empresas multinacionais

Objetivo: socializar as experiências de atuação em redes internacionais dos trabalhadores em empresas com atuação globalizada.

Dia: 31 de janeiro
Local: UFPA, Campus Profissional, Pavilhão Jp, Sala Jp 05, Turno 3 (15h30)

Organização: CONTRAF/CUT CNQ CONTRACS
Apoio: CUT CUT Multi UNI FES

Fonte: Contraf/CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster