Evento discutirá histórico de lutas e desafios para avançar em igualdade salarial e de oportunidades entre mulheres e homens no setor

A Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizará no dia 27 de março, das 11h às 18h, o seminário “Conquistas e desafios das mulheres bancárias”, na sede da entidade, em São Paulo.

“A proposta está dentro das atividades e ações políticas do mês de março, ligadas às lutas pelos direitos das mulheres”, explica Fernanda Lopes, secretária de Mulheres da Contraf-CUT. “O movimento sindical bancário tem um histórico de protagonismo no avanço e combate à desigualdade de gênero, referência para a luta de outras categorias”, observa.

Fernanda completa que a proposta do seminário é fortalecer o reconhecimento da trajetória de lutas para a formação de dirigentes e novas dirigentes e trabalhadoras do ramo financeiro.

“Nós ainda temos muito para avançar. As mulheres ainda recebem cerca de 22% menos que os homens no mercado de trabalho e essa desigualdade cresce conforme aumenta a escolarização. O que é um verdadeiro absurdo, mostrando que a mulher é desvalorizada, ainda que invista para melhor atender as demandas do mercado”, destaca.

As inscrições para o seminário devem ser feitas com antecedência, pelo link: https://forms.gle/23BbUHKQQYp6AQRUA

Veja a seguir a programação:

Bloco Temático1: Nossa História

11h às 11h30 – Mesa de abertura
11h35 às 13h – Painel 1: As mulheres na construção do movimento sindical bancário
13h às 14h30- Intervalo para almoço

Bloco Temático 2: Analisando nosso presente e construindo nosso futuro

14h30 às 16h – Painel 2: Análise de conjuntura e desafios na categoria
16h10 às 18h – Painel 3: Análise de conjuntura e desafios nas cidades, para a construção de um novo Brasil.

Leia também:

Lei de igualdade salarial corre risco de ser esvaziada com manobra de empresários da indústria

Contraf-CUT lança cartilha de conquistas das mulheres na categoria bancária

Fonte: Contraf-CUT