O novo formato e funcionalidades do site da Central de Saúde também foi tema de pauta
Os representantes da Caixa apresentaram o Relatório Técnico Atuarial do Saúde Caixa com as informações financeiras de janeiro a agosto de 2022, na última reunião da gestão 2020/2023 do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, realizada no último dia 09 de dezembro. Atualmente, são 290.377 vidas, sendo que 2.605 estão no PAMS e 287.772 no Saúde Caixa. A participação da Caixa, no custo destes dois planos, está limitada ao teto de 6,5% da folha de pagamento.
Os dados até setembro, demonstraram que o fundo contábil (reserva técnica + reserva de contingência) estava constituído em R $451.133.150,00. Deste total será subtraído o valor do déficit estimado em R $224 milhões. Os conselheiros eleitos enviaram à Gesad, as dúvidas e observações sobre os dados e números apresentados pela empresa atuária contratada pela Caixa. São muitas as dúvidas e sem detalhamentos que possam auxiliar a análise sobre a situação real do plano. Os conselheiros solicitaram que seja realizada uma reunião extraordinária, no mês de fevereiro, para entrega dos dados solicitados e para nova discussão sobre o assunto.
O papel do usuário neste cenário é de atenção e preparo para as negociações que venham a acontecer, no próximo ano. Segundo o conselheiro Francisco Pugliese, “se passamos por uma fase de resistência tão dura, tão triste, não é agora que vamos abaixar a cabeça. Vamos fazer nossa melhor luta e manter nosso plano de saúde, com tudo que temos direito”.
Outros assuntos
Além da discussão sobre o relatório atuarial, foram apresentados novo formato e funcionalidades do site da Central de Saúde, que está mais enxuto e acessível para os usuários.
As próximas versões do APP Saúde Caixa apresentarão melhorias como a inclusão da consulta de extratos de reembolsos, acompanhamento de processos do beneficiário – autorização prévia, reembolso, prévia para quem recebe pela Funcef, entre outros.
A Gesad está realizando ação de atualização da renda básica de quem recebe o benefício do INSS separado do da Funcef. Os beneficiários estão sendo contatados por telefone e recebem a orientação de como proceder.
Os representantes da Caixa apresentaram a atualização das ações de credenciamento estratégicos, realizadas nos municípios com até 750 beneficiários, com carência de especialidades essenciais. As três primeiras ondas já atingiram 396 municípios, em 22 Estados.
Ao final da reunião, a Coordenadora do Conselho Eleito, Zuleida Martins Rosa, solicitou que os responsáveis pela GESAD, negociem junto à Caixa, que programas de prevenção e cuidados da saúde, desenvolvidos para os empregados ativos, sejam estendidos aos usuários aposentados. Solicitou, ainda, que a gerência elabore uma cartilha para orientar os usuários a usarem o plano racionalmente, com responsabilidade, evitando custos desnecessários e estimulando uma visão mais ampla do Saúde Caixa. Segundo ela, “Só quem conhece cuida e defende”.
Balanço de gestão
Os membros do Conselho realizaram também um balanço da gestão 2020 / 2023. O Conselho de Usuários Eleito externou preocupação com os resultados do plano de saúde, buscou saídas e pressionou a Caixa para que soluções fossem colocadas em prática, cobrou transparência e correção de informações sobre os números e o desempenho do plano.
O Conselho de Usuários foi firme na campanha contra a GGPAR 23 e todos os malefícios impostos aos trabalhadores das empresas estatais. Participou da campanha para contratação de novos empregados, da cota de empregados PCDs e sua inclusão no SC. Em documento enviado à VIPES, externou sua preocupação e apreensão em relação ao processo de reestruturação da área de recursos humanos, em especial sobre a Gerência Nacional de Assistência à Saúde.
“Os conselheiros da atual gestão continuam a pressionar a empresa sobre o perverso teto de 6,5% da folha de pagamento destinados para a assistência à saúde, que em futuro muito próximo, causará encarecimento do plano, o que forçará a exclusão de muitos usuários, principalmente dos mais idosos, deixando-os à mercê da saúde pública, que está tão precarizada atualmente”, afirmou a coordenadora do Conselho, Zuleida Martins Rosa.
Um dos grandes problemas enfrentados pelos usuários do SC é o credenciamento de profissionais. O Conselho Eleito pautou este tema em todas as reuniões realizadas, repassando aos representantes da empresa, as aflições e as reclamações dos usuários, apontando regiões e suas necessidades de atendimento. Junto com algumas APCEFs e AEAs, o conselho fez levantamento destes profissionais e sua situação junto ao plano. Em pesquisa com os usuários, fez levantamento dos maiores e mais recorrentes problemas de atendimento, apontando falhas e necessidades apresentadas por eles.
O Conselho de Usuários Eleito 2020/2023 intermediou resoluções de atendimentos e tratamentos graves, diretamente com a Gerência de Saúde.
Em conjunto com os representantes da Caixa, o Conselho Eleito reforçou campanhas de informações, do uso dos canais de atendimento, além de dar sugestões para melhoria destes canais. “Fomos muito além do que normatiza o regimento do Conselho de Usuários, colocamos nossa disposição de trabalho e luta em cada ação, para que empregados ativos e aposentados possam ser, cada vez mais, atendidos em suas necessidades”, reforça a coordenadora Zuleida Martins Rosa.
Fonte: Fenae