A Contraf-CUT emitiu na quinta-feira, dia 6, uma declaração de apoio à direção eleita no congresso estatutário da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito da CUT de Santa Catarina (Fetec/CUT-SC), ocorrido no último sábado, 1º de maio, em Blumenau.

> Clique aqui para ver a íntegra do documento da Contraf-CUT.

"Cumpre-nos esclarecer que, sendo a Fetec-CUT/SC entidade sindical de 2º grau orgânica à Central Única dos Trabalhadores, deveriam ter sido observadas as regras da CUT para a realização do pleito, o que se verificou de forma satisfatória durante a convocação, inscrição de delegados e eleições do congresso acima mencionado", afirma o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

"Declaramos total apoio a todas as medidas que vierem a ser adotadas pela nova diretoria, no sentido de anular eventuais atos praticados por grupo de bancários que se dizem eleitos em congresso da Fetec-CUT/SC, haja vista ausência de observância dos critérios formais estabelecidos no estatuto social da entidade e total desrespeito ao Estado Democrático de Direito", ressalta o dirigente da Contraf-CUT.

Desta forma, a Contraf-CUT não reconhece a direção eleita no congresso paralelo, que aconteceu na mesma data e cidade, porém em flagrante desrespeito às regras estatutárias da Fetec-CUT/SC e da CUT. Esse evento irregular foi promovido pela maioria da então direção da federação, ligada à Intersindical e à CTB, que decidiu credenciar delegados, inclusive de sindicatos que não se encontravam em condições estatutárias de participar, atropelando a democracia dos trabalhadores.

A Contraf-CUT esteve representada no congresso estatutário pelo secretário-geral, Marcel Barros, pelo vice-presidente Neemias Souza Rodrigues e pelo secretário de relações internacionais Ricardo Jacques. Também participaram o presidente da CUT de Santa Catarina, Neudi Antonio Giachini, a secretária-geral Anna Julia Rodrigues e vários diretores executivos da entidade.

Irregularidades

De acordo com as orientações do congresso, que garantia proporcionalidade direta nas eleições dos delegados, quatro dos nove sindicatos da base da Fetec-CUT/SC não estavam aptos a participar do evento.

O Sindicato dos Bancários de Chapecó desfiliou-se da CUT e filiou-se à CTB. Não é filiado à Contraf e o estatuto da Fetec-SC permite a participação somente dos sindicatos filiados à CUT.

O Sindicato dos Bancários de Joaçaba não concretizou a filiação à CUT. Apesar de ter sido aprovado o ingresso em assembléia no ano de 2009, não foi enviada documentação para concretizar a filiação.

O Sindicato dos Bancários de São Miguel do Oeste se encontra inadimplente com a CUT desde 2008.

Já o Sindicato dos Bancários de Blumenau não garantiu o credenciamento dos delegados eleitos em assembléia da chapa minoritária, que havia atingido mais de 28% dos votos e, portanto, teria direito a três delegados.

Nova direção da Fetec-CUT/SC

O congresso estatutário contou com a participação de 35 delegados. Todos dentro das regras estatutárias da CUT e Fetec-CUT/SC, assim como dentro das regras de orientação do evento. A delegação da chapa minoritária de Blumenau, apesar de ter direito a três delegados, credenciou apenas dois, por não ter garantido a cota de gênero.

Participaram todos os delegados dos Sindicatos de Criciúma, Araranguá e Videira, 20 delegados de Florianópolis, 2 do Sindicato de Blumenau e mais 5 delegados natos dos 10 inicialmente previstos no Congresso.

O Congresso elegeu como coordenador da secretaria-geral, Valdir Machado da Silva, dirigente do Sindicato de Criciúma e funcionário do Itaú Unibanco.

Veja a íntegra da nova direção:

Colegiado Executivo:

Coordenação da Secretaria Geral: Valdir Machado (Seeb Criciúma)
Coordenação de Administração e Finanças: Sérgio Murilo Rabelo (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Comunicação e de Eventos: Glace de Oliveira (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Políticas Sociais e Secretaria da Mulher: Joze Fabiani Mello (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Assuntos Jurídicos: Simoni Nascimento de Abreu (Seeb Florianópolis)
Coordenação de Organização do Ramo Financeiro: Nereu de Souza Junior (Seeb Araranguá)
Coordenação de Formação Sindical e Assuntos Sócio-Econômicos: Cleiton Junior Pereira da Rocha (Seeb Blumenau)
Coordenação de Políticas Sindicais: Magno Branco Pacheco (Seeb Criciúma)
Coordenação de Saúde e Condições de Trabalho: José Carlos da Silva (Seeb Florianópolis)

Suplentes:

Zuleida Martins Rosa (Seeb Florianópolis)
Hélio Prado (Seeb Florianópolis)
Luiz Fernando Moreira (Seeb Florianópolis)
Edson Alves de Oliveira (Seeb Florianópolis)
Nair Kumm Debona Medeiros (Seeb Florianópolis)
Jacir Antônio Zimmer (Seeb Florianópolis)
Denilson Machado (Seeb Florianópolis)
Ademir Bernardi (Seeb Videira)
Dircéia de Mello Locatelli (Seeb Criciúma)

Conselho Fiscal:

Titulares
Rejane Menezes Reis (Seeb Florianópolis)
Dailton Dilmo dos Santos (Seeb Florianópolis)
Walfredo Nunes Correa (Seeb Florianópolis)

Suplentes:
Rosiane Bento da Silva (Seeb Criciúma)
Deocar G. De souza (Seeb Florianópolis)
João Gilberto Destri (Seeb Florianópolis)

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *