Avanços
Convém ressaltar que o acordo apresenta avanços importantes como a melhora na PLR, o pagamento da gratificação especial temporária (GET), 14º salário para um bom número de empregados. Houve avanços ainda nas cláusulas sociais.
Para Miguel Pereira, o Acordo foi muito positivo. "A participação da Contraf-CUT como signatária do Acordo Coletivo da Finep dá abrangência nacional às negociações coletivas e significa a inclusão definitiva dos companheiros da Finep na organização dos trabalhadores do ramo financeiro", disse.
O sindicalista entende que a inclusão da Finep na categoria é importante não só por serem os bancários, "mas também porque temos um projeto estratégico para o sistema financeiro, em que o crédito tem um papel de destaque e a Finep é o agente financeiro de um setor fundamental da economia que é o desenvolvimento tecnológico", finalizou.
Bandeiras de 2011
Em 2011, o Sindicato e a Contraf-CUT vão defender a implantação de um novo quadro de carreira (novo modelo de gestão de pessoas), a negociação do passivo trabalhista, a jornada de 6 horas, a igualdade de oprtunidades e o restabelecimento da interseção.
Fonte: Seeb Rio de Janeiro