Crédito: Nando Neves
Nando Neves
Acordo estende conquistas da Campanha Nacional 2012

A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro assinaram na quarta-feira (28) o acordo coletivo de trabalho com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e principal agente de fomento à inovação científica e tecnológica do país.

O acordo estende aos funcionários da Finep conquistas da Campanha Nacional dos Bancários 2012, como o reajuste de 7,5% nos salários. Ele garante também a incorporação da gratificação especial temporária (GET), antiga reivindicação de uma parte importante dos funcionários, principalmente os de nível médio que recebem salários mais baixos.

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, considerou bom o acordo e convidou a diretoria da Finep para participar de uma futura conferência nacional do sistema financeiro, que a Confederação vem reivindicando junto ao governo federal, para discutir o papel do crédito e dos bancos no país. "Esse convite é feito em consideração à importância estratégica desta financeira para o desenvolvimento social e econômico do Brasil", disse.

Para o diretor de imprensa do Sindicato, Ronald Carvalhosa, o acordo da Finep representa uma vitória por assegurar o repasse das conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários e incorporar as GETs. "As negociações do setor público foram marcadas este ano pelo endurecimento do governo federal e trouxeram resultados bem inferiores aos conseguidos pelos bancários", apontou.

"Vale destacar também a importante atuação da Associação dos Funcionários da Finep (Afin) na construção do acordo", salientou Carvalhosa.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Rio de Janeiro