Crédito: Renato Silva/Contraf-CUT
A necessidade de garantir assistência às vítimas de assaltos foi o tema central dos debates da Contraf-CUT na continuidade da mesa temática de Segurança Bancária com a Fenaban, ocorrida nesta quinta-feira, dia 22, em São Paulo. O diálogo foi iniciado no último dia 6, retomando os trabalhos da Comissão de Segurança Bancária, prevista na cláusula 42ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
"Reivindicamos a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para quem presenciou o assalto, consumado ou não, e o fechamento da agência ou posto no dia da ocorrência, até que as condições de segurança sejam restabelecidas e após avaliação do quadro de saúde dos empregados", destacou o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr. "Propomos ainda a comunicação dos ataques para a Cipa, como já acontece, e para o sindicato local, como forma de agilizar o apoio para as vítimas", ressalta.
"Denunciamos que algumas agências não providenciam o Boletim de Ocorrência (BO) na polícia para o registro de assaltos", destacou o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Daniel Reis. A Fenaban se comprometeu em orientar os bancos a fazer o BO de todos os casos de assaltos, tentativas e seqüestros.
Os representantes da Fenaban agendaram nova reunião para o próximo dia 1º de junho, às 15h30, na capital paulista. "Vamos aprofundar os debates e discutir também com os bancos a assistência às vítimas de seqüestros, visando garantir atendimento para os trabalhadores e as suas famílias", salienta o diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e representante da Fetraf-MG, Leonardo Fonseca.
Também participaram da reunião o secretário-geral da Fetec-SP, Pedro Sardi, o diretor da Feeb-RS, Lúcio Mauro Paz, o diretor da Feeb-RJ/ES, Pedro Batista Henriques, o diretor da Fetec-PR, Carlos Alberto Copi, o presidente do Sindicato dos Bancários do Mato Groso e representante da Fetec-CN, Arilson Silva, e o presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e representante da Feeb-SP/MS, Júlio César Machado.
Reunião do Coletivo Nacional
Nesta sexta-feira, dia 23, às 9h, o Coletivo Nacional se reúne na sede da Contraf-CUT, no centro de São Paulo, para fazer uma avaliação do processo de retomada do diálogo com a Fenaban. Também estarão presentes dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV).
Fonte: Contraf-CUT