A Contraf-CUT disponibiliza os acordos assinados com a Fenaban e cinco bancos privados (Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, HSBC e Citibank) de combate ao assédio moral. O ato de assinatura ocorreu na quarta-feira, dia 26, nas dependências da entidade patronal dos bancos, em São Paulo.
Clique aqui para ver o acordo firmado com o Itaú Unibanco.
Clique aqui para ver o acordo firmado com o Santander.
Clique aqui para ver o acordo firmado com o HSBC.
Clique aqui para ver o acordo firmado com o Citibank.
"Trata-se de uma das principais conquistas da Campanha Nacional dos Bancários de 2010", comemora Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. O Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo para Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho está previsto na cláusula 51ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011.
O instrumento é de adesão espontânea tanto para os sindicatos como para os bancos. Ele estabelece um canal específico para o encaminhamento e a apuração de denúncias de assédio moral, dentre outras.
Na oportunidade, alguns sindicatos também assinaram acordos com a Caixa Econômica Federal, Safra, Votorantim e BicBanco, que anunciaram a adesão somente na segunda-feira, dia 24. A Contraf-CUT aguarda o recebimento das procurações dos sindicatos para firmar igualmente o presente instrumento com esses bancos.
Fonte: Contraf-CUT