Contraf-CUT e CNFBNB avançam em negociações com o Banco do Nordeste do Brasil

Mulher, PLR, estabilidade no emprego e contratações foram os principais temas abordados

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), reuniu-se com a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na quarta-feira (12), na sede administrativa do Banco, no Passaré, para a segunda rodada da mesa permanente de negociação de 2025.

Mês da Mulher e o direito ao descanso

A CNFBNB iniciou a reunião abordando a revogação dos 15 minutos de descanso para mulheres antes do início das horas extras, conforme previsto no artigo 384 da CLT, extinto pela reforma trabalhista de 2017. Foi mencionada a recente assinatura de um acordo entre o Sindicato dos Bancários da Paraíba e o Banco do Brasil, garantindo o pagamento de 90% do valor devido às funcionárias que aderirem ao acordo. A Comissão sugeriu que o BNB adotasse uma medida semelhante para as regiões ainda sem encaminhamentos nesse sentido e que a instituição solicitasse à Justiça o fim da determinação judicial sobre os 15 minutos de descanso.

PLR e avanços conquistados

A representação dos trabalhadores reconheceu o avanço histórico na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários do BNB, conquistado na campanha de 2024. Contudo, solicitou a revisão do teto individual do benefício, de três remunerações brutas, que prejudica os funcionários com menores salários. Também foi pedido que a média anual das substituições feitas por cada funcionário seja incluída no cálculo da remuneração base para o benefício. O Banco afirmou que avaliará a possibilidade na próxima campanha salarial.

Garantia de estabilidade dos delegados sindicais

Os dirigentes sindicais reforçaram a necessidade de assegurar a inamovibilidade dos delegados sindicais, um direito fundamental para a atuação dos trabalhadores eleitos. Denúncias de transferências indevidas foram apresentadas, e a Comissão Nacional solicitou que o BNB restabeleça esse direito, inicialmente por meio de uma norma interna e, posteriormente, com sua inclusão na norma coletiva. O Banco solicitou o envio de casos concretos para análise.

Contratação para cargos técnicos

A demanda por um novo concurso público para cargos técnicos, incluindo nível superior, foi destacada pelos representantes sindicais. No entanto, o BNB informou que ainda está convocando aprovados na última seleção e que há outras prioridades para aprovação dos órgãos de controle, como o novo Plano de Cargos e Remuneração (PCR).

Devolutivas do Banco

O Banco apresentou respostas a demandas de rodadas anteriores:

  • A empresa fornecedora de alimentação para terceirizados, denunciada por fornecer comida estragada, foi notificada e obrigada a garantir qualidade no serviço.
  • As vagas não preenchidas da função de Caixa Executivo estão sendo convertidas para Auxiliar de Negócios. Caso haja necessidade futura, o Banco dialogará com o movimento sindical antes de modificar o quantitativo.
  • Funcionários agora podem enviar atestados médicos diretamente pelo sistema MeuRH, sem precisar passar pelos gestores imediatos.
  • Recém-contratados já podem concorrer a funções de Caixa Executivo e Auxiliar de Negócios após 90 dias de avaliação, sem necessidade da primeira avaliação 360º.
  • As salas de amamentação estão sendo implementadas como projeto-piloto na DIRGE, com previsão de instalação em todas as capitais, ainda sem prazo definido.
  • Os Grupos Focais sobre Identidade de Gênero e Raça/Etnia já estão encaminhados, com previsão futura para PCD e Mulheres.
  • O Banco garantiu que cerca de 30% das concorrências concluídas em 2024 foram vencidas por funcionários que ainda não eram comissionados.
  • Outras demandas, como a designação de responsáveis para manutenção predial, a divulgação de relatórios mensais sobre movimentações nas agências, e a possibilidade de pagamento em dinheiro do transporte para funcionários sem acesso a transporte público formal, ainda estão em avaliação.

Previdência e novo PCR

Sobre a CAPEF, o Banco informou que a proposta de melhoria do Plano BD já passou pelo Conselho Deliberativo e segue para avaliação dos órgãos de controle. A Comissão Nacional enfatizou a necessidade de correção de distorções e injustiças para beneficiários que recebem valores insignificantes. O novo PCR será tratado após a finalização dessa proposta e da análise sobre um possível Plano de Demissão Voluntária (PDV).

Próxima reunião

A próxima rodada da mesa permanente de negociação está agendada para o dia 3 de abril, às 14h, na sede do BNB, no Passaré, em Fortaleza (CE).

Fonte: Contraf-CUT

Vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores et quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate non provident
Lexie Ayers
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

The most complete solution for web publishing

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Tags

Share this post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Category
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit eiusmod tempor ncididunt ut labore et dolore magna