A Contraf-CUT, com assessoria da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, entregou na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, nesta quarta-feira (17), a pauta específica de reivindicações do funcionalismo do banco, construída durante o 17º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, que aconteceu nos dias 9 e 10 de julho, em Itamaracá (PE).
Representando a Contraf-CUT, o diretor de Organização do Ramo Financeiro, Miguel Pereira, fez um breve resgate da história de luta da categoria bancária e ressaltou a importância do BNB no desenvolvimento do Nordeste. "Nós temos dois interesses: defender o trabalhador e prezar também pela defesa do patrimônio público e o BNB tem um papel extraordinário de políticas públicas para as comunidades, voltado para o social e isso é muito importante para a região", avalia.
Miguel enfatizou ainda que todas as pautas específicas serão negociadas tendo como carro-chefe o conceito do trabalho decente. "Nossa expectativa é que possamos negociar da melhor forma possível tendo como saldo um acordo satisfatório para os trabalhadores", afirmou.
O coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino, destacou algumas das 76 cláusulas que devem ser prioritárias na mesa de negociação: isonomia, terceirização, convocação dos concursados, Capef, Camed, revisão do PCR e assédio moral. "Como representantes dos funcionários, estamos aqui para enfatizar mais uma vez nossa disponibilidade para o diálogo, respeitando o processo negocial e esperando que o lucro de R$ 300,7 milhões que o banco alcançou no primeiro semestre nos traga boas perspectivas para a mesa de negociação", apontou Aquino.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, também ressaltou a importância do diálogo para a construção de um acordo aditivo satisfatório. "A nossa expectativa é que consigamos, em diálogo com essa nova administração que está à frente do BNB, construir um aditivo vantajoso para os trabalhadores e que consigamos superar os conflitos naturais da relação capital versus trabalho pela negociação".
O novo presidente do BNB, Jurandir Santiago, colocou-se à disposição do diálogo com as entidades representativas do funcionalismo e enfatizou o comprometimento com o bom andamento das negociações.
Confira as principais reivindicações dos funcionários do BNB:
Conquistas
– Licença-prêmio
– Isonomia de tratamento
– Financiamento habitacional
– Licença paternidade
– PLR linear
Previdência
– Revisão do Plano BD
– Democratização da Capef
– Aporte de recursos para a Capef
Saúde
-Plano de custeio da Camed
– Programa de Assistência Social
– Fundo Especial de Custeio à Saúde
Funcionais
– Isonomia entre funções
– Concorrência e transferência
– Incorporação de função
– Transporte de numerário
– Plano de Funções
– Revisão do PCR
Sociais
– Adicional de insalubridade
– Ausências legais
– Complementação Auxílio-doença
– Operacionalização do Credi e Agroamigo
Sindicais
– Ausências no período decorrente da greve
– Valorização do dirigente sindical
– Passivos trabalhistas
Fonte: Seeb Ceará