A Contraf-CUT, federações e sindicatos se reúnem com o Santander na próxima sexta-feira, dia 10, às 10 horas, para a retomada do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho, previsto na cláusula 26ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2009/2011 firmado com o banco espanhol e que é aditivo à convenção coletiva dos bancários. A reunião ocorrerá na Torre Santander, em São Paulo.
 

Veja o que diz a cláusula:

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA – Fórum de Saúde e Condições de Trabalho

Será mantido o Fórum para estudo, discussão e proposta de sugestões de políticas, programas, projetos e ações de saúde, condições de trabalho e prevenção de sinistros, entre os representantes da Administração do Santander, de entidades de representação e órgãos técnicos, independente das discussões das mesas temáticas realizadas na FENABAN.

PARÁGRAFO PRIMEIRO
A representação sindical e dos trabalhadores no Fórum será de, no máximo, 9 (nove) representantes membros da COE, e, ainda, representantes dos trabalhadores eleitos na CIPA, contando sempre que necessário com assessoria externa.

PARÁGRAFO SEGUNDO
As reuniões terão periodicidade trimestral, cabendo ao Santander convocar e coordenar as reuniões e debates.

Pauta de reivindicações

Na reunião, as entidades sindicais entregarão uma pauta nacional de reivindicações de saúde e condições de trabalho. "Vamos apresentar as demandas e propor um calendário de debates, a fim de melhorar as condições de saúde e trabalho no banco e valorizar os trabalhadores", afirma o secretáiro de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

As entidades podem encaminhar propostas para a pauta até as 18 horas da próxima quarta-feira, dia 8, para Marcelo Sá, coordenador da COE do Santander, pelo e-mail marcelosa@spbancarios.com.br

Fonte: Contraf-CUT