No próximo final de semana, dias 6 e 7 de novembro, acontece a 3ª Conferência Mundial da UNI Mulheres, em Nagasaki, Japão. A Contraf-CUT participa do encontro representando as bancárias brasileiras, reforçando o trabalho organizado pela Rede Mulheres Brasil da UNI. Sob o tema "Rompendo Barreiras", as mulheres do Brasil irão discutir os assuntos juntamente com trabalhadoras de diversas categorias do setor de serviços de todo mundo.
A delegação brasileira é formada por duas delegadas, duas observadoras e uma convidada. As delegadas são Deise Recoaro, secretária de políticas sociais da Contraf-CUT e Neiva Ribeiro, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Como observadoras, Denise Corrêa, diretora da Fetrafi-RS e Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A bancária convidada é Adriana Magalhães, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e presidenta do Comitê da Juventude da UNI Américas.
Segundo Ricardo Jacques, secretário de relações internacionais da Contraf-CUT, as trabalhadoras brasileiras farão apresentações utilizando material de vídeo e folder com objetivo de ressaltar os principais temas vivenciados e debatidos entre as mulheres no país.
Confira abaixo os temas centrais que serão discutidos no encontro
Projeto Rompendo Barreiras da UNI: estratégias para Igualdade de Oportunidades;
Migração e Tráfico;
O impacto da crise financeira mundial sobre as mulheres;
Violência contra as mulheres;
Igualdade de gênero na UNI Sindicato Global;
Eleição do Comitê Mundial de Mulheres.
O encontro de mulheres antecede o 3º Congresso Mundial da UNI, que será realizado entre os dias 9 e 12 de novembro, também em Nagasaki, Japão.
Fonte: Contraf-CUT