A Contraf-CUT participa nesta sexta-feira e sábado, dias 15 e 16, do 1º Seminário de Segurança Bancária, promovido pelo Sindicato dos Bancários do Pará, em Belém. A atividade constituirá um espaço para discutir o tema com palestras e debates que culminarão na elaboração da Carta do Pará sobre segurança bancária.

A programação ocorrerá no auditório do Complexo Cultural do Sindicato, e terá o seguinte formato: na sexta o evento será exclusivo para delegados sindicais bancários de todo o Estado; já no sábado será aberto para a sociedade em geral que tenha interesse na proposta.

Na abertura do evento haverá palestras sobre conjuntura nacional e legislação nacional, com a participação do secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV),José Boaventura, além do panorama sobre a insegurança bancária no Estado.

Também participará o secretário de Relações de Trabalho da Contraf-CUT, Adílson Barros.

No sábado, a programação se dará pela parte da manhã, com a presença de parlamentares no âmbito estadual e federal, seguindo para debates e a construção da Carta do Pará.

“Temos a intenção de contribuir para a construção de políticas públicas sobre segurança bancária e acordar medidas a serem adotadas pelos bancos e pelo Estado, através da SEGUP, a fim de melhorar a segurança dos bancários, vigilantes, cliente e usuários”, explica a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim, que prevê melhorias principalmente no sul e sudeste do Estado, onde a insegurança é alarmante.

Cartilha

Durante o seminário, o Sindicato fará o lançamento da Cartilha de Segurança Bancária, a qual tem o objetivo de incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o tema, e subsidiar os sindicatos, federações, confederação e os trabalhadores com conteúdos relevantes sobre o assunto.

O diretor Jurídico do Sindicato e representante da Fetec Centro Norte no Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Sandro Mattos, espera que o seminário contribua para a diminuição dos índices de insegurança bancária. “Esperamos que essa iniciativa resulte em saldos positivos para a segurança bancária no Pará, que infelizmente está catastrófica”, ressalta o dirigente sindical.

Programação

Sexta – 15 de março

11h – Credenciamento e almoço

13h30 – Debate sobre a insegurança no Pará

 Rosalina Amorim – Presidenta SEEB/PA
 Martinho Sousa – Presidente CUT/PA
 Sérgio Trindade – Vice-presidente do SEEB/PA e da FETEC/CN
 Adílson Barros – Secretário de Relações de Trabalho da Contraf-CUT

14h – Conjuntura nacional e legislação nacional.

 Palestrante: Ademir Widerkehr – Secretário de imprensa da Contraf/CUT e coordenador da Comissão Nacional de Segurança Bancária.

 Palestrante: José Boaventura dos Santos – presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes

Formação da mesa: Érica Fabíola.

15h – Panorama das políticas/medidas das áreas de segurança das instituições financeiras no Pará.

16h – Panorama da Insegurança Bancária no Pará.

 Palestrante: Sandro Mattos – Diretor jurídico do Sindicato e representante da Fetec Centro Norte no Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT

16h30 – Intervenções.

17h – Coquetel

Sábado – 16 de março

Aberto ao público em geral

8h30 – Café da manhã

9h – Debate sobre a insegurança no Pará

 Rosalina Amorim – Presidenta do Sindicato
 Deputado federal Cláudio Puty (PT/PA)
 Deputado estadual Edilson Moura (PT/PA)
 Câmara Municipal de Belém
 Coronel Costa Júnior – SEGUP/PA

9h30 – Debates e encaminhamentos

10h – Construção da Carta do Pará.

11h30 – Encerramento

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Pará

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster