A Contraf-CUT participa nesta quinta-feira (19) do 2º Fórum Pernambucano sobre Segurança Bancária, em Recife. O evento é promovido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

O objetivo é discutir o problema e propor soluções para resolver a questão da insegurança nos bancos.

Também participam representantes do Ministério Público, Câmara de Vereadores, Prefeitura do Recife, Polícia e Procon, além da Confederação Nacionais dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV).

De acordo com o secretário de Saúde do Sindicato, João Rufino, o Fórum também vai discutir a importância da lei municipal de segurança bancária do Recife e o envolvimento de diversos órgãos na luta para que as instituições financeiras cumpram a legislação.

"Vamos debater a segurança em diversos aspectos, desde a ótica da Secretaria de Segurança e da Polícia até a visão do Procon. Ou seja, vamos discutir da repressão à prevenção", comenta Rufino.

Outro objetivo importante do Fórum, segundo Rufino, é mostrar para a população a situação dos bancários e vigilantes, que convivem diariamente com o medo. "Isso tem repercutido negativamente na saúde física e mental do trabalhador. Por isso o nosso Fórum vai trabalhar este ano com o lema: Agindo de Forma Integrada para Vencer o Medo. Precisamos envolver diversos setores da sociedade para colocarmos um fim na falta de respeito dos bancos com a vida de clientes e funcionários", explica Rufino.

O Fórum é aberto a todos os interessados e será realizado na sede do Sindicato (Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista, Recife).

Confira a programação:

14h – Abertura

Participação da presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, do presidente da CUT Pernambuco, Sérgio Goiana, do secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Alan Patrício, e da tesoureira da Fetrafi-NE, Tereza Souza.

14h15 – 1ª Mesa: Novos rumos da segurança das agências bancárias

Participação da diretora do Procon Recife, Cleide Torres, do delegado Antônio Barros, do Depatri (Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais), e de representante da Diretoria de Controle Urbano da Prefeitura do Recife (Dircon).

15h20 – 2ª Mesa: O Dia a dia nos bancos, uma jornada de medo

Participação do secretário de Saúde do Sindicato, João Rufino, do diretor da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, e do presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes, José Boaventura.

16h20 – 3ª Mesa: A nova legislação de segurança bancária e o Código de Defesa do Consumidor

Participação do promotor Ricardo van der Linden Coelho, do Ministério Público de Pernambuco, e do vereador por Recife, Josenildo Sinésio (PT).

17h – Encerramento

Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster