Medida do banco altera plano de funções sem negociação e reduz atendimento a clientes – A Contraf-CUT por meio da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora a Confederação nas negociações com o banco, encaminhou ofício à Caixa, nesta quarta-feira (15), cobrando esclarecimentos sobre o processo de verticalização colocado em prática pelo banco.

A Caixa mudou o modelo de segmentação dos clientes Pessoa Física, que agora estão agrupados em 4 carteiras. Três carteiras serão alvo prioritário de relacionamento e uma (chamada de “gente de valor”) voltada para o “atendimento de varejo”.

O processo de verticalização tem impactado diretamente os empregados, muitos que prestam atendimento social estão sendo direcionados para a prospecção de clientes de alta renda e para a venda de produtos, repetindo a estratégia das instituições privadas.

Dionísio Reis Siqueira, coordenador da CEE/Caixa, explica que na última mesa permanente de negociação a Caixa ficou de prestar maiores informações a respeito da verticalização, mas o tema não foi amplamente debatido e a direção da Caixa já vem implementando o processo.

“Cobramos esclarecimento em face aos protestos dos empregados quanto às alterações no plano de funções gratificadas, sem negociação prévia com os representantes dos trabalhadores. São mudanças prejudiciais à organização das unidades e ameaças de redução no número de funções. A medida também restringe o atendimento à população e segrega clientes por faixa financeira”, critica Dionísio.

A Contraf-CUT e a CEE/Caixa esperam que o banco preste esclarecimentos o mais breve possível, já que o processo de verticalização está em andamento.

Fonte: Contraf-CUT