A Contraf-CUT realiza nesta quinta-feira 16, véspera da 11ª Conferência dos Bancários, o 2º Encontro Nacional de Comunicação, dirigido aos jornalistas e secretários de imprensa das federações e dos sindicatos filiados. Começará às 9h, no auditório da Contraf-CUT, em São Paulo.

"Com o 2º Encontro Nacional, pretendemos fazer uma reflexão entre os dirigentes sindicais e os jornalistas sobre a importância da comunicação e das mídias no mundo contemporâneo, o papel da comunicação sindical na disputa capital-trabalho e como avançar na construção da Rede de Comunicação dos Bancários", afirma Ademir Wiederkehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT.

Participarão do Encontro como palestrantes os jornalistas e pesquisadores Venício A. Lima (Universidade de Brasília) e Bernardo Kucinski (Universidade de São Paulo) e Ottoni Fernandes Jr, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e membro da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que está marcada para dezembro.

Programação

9h: Abertura

10h: Painel Mídia e Democracia

Palestrantes:

Ottoni Fernandes Junior, jornalista, subchefe executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e membro da comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

Bernardo Kucinski, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, é colaborador da Agência Carta Maior e vice-presidente do Observatório Brasileiro de Mídia. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, é autor, entre outros, dos livros A síndrome da antena parabólica: ética no jornalismo brasileiro (1996) e As Cartas Ácidas da campanha de Lula de 1998 (2000) e Jornalismo na Era Virtual: Ensaios Sobre o Colapso da Razão Ética (2005).

12h30: Almoço

14h: Painel Novas tecnologias e a batalha da comunicação

Palestrante: Venício A. Lima, professor de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (aposentado), onde fundou e é pesquisador sênior do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp). Com pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign e pela University of Miami-Ohio, Venício Lima é colaborador do Observatório da Imprensa e autor de vários livros, entre eles Mídia: teoria e política (2001) e Comunicação e televisão – Os desafios da pós-globalização (2004, com Sérgio Capparelli) e Mídia: Crise política e poder no Brasil (2006).

16h: Apresentação do projeto Rede Brasil Atual (revista, portal e rádio).

16h30: Mídia da Campanha Salarial 2009 e Rede de Comunicação dos Bancários.

18h: Encerramento

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster