A Contraf-CUT e o Itaú Unibanco voltam a se encontrar nesta segunda-feira, 16, para dar continuidade ao processo de negociação da equiparação de direitos entre os funcionários dos dois bancos. A reunião dará continuidade ao debate a respeito da unificação do plano de saúde, iniciado no último dia 3.
Nesta última reunião, foram discutidas as primeiras bases para a elaboração de uma proposta que será depois apreciada pelos trabalhadores em assembleias para a construção de um acordo coletivo sobre o tema (veja mais aqui). "Precisamos construir um modelo de plano que contemple as necessidades dos funcionários dos dois bancos, uma vez que os atuais planos possuem formatos muito distintos", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e funcionário do Itaú.
Avanços
Também na última rodada, os bancários conquistaram a equiparação pelo valor superior do piso de caixas e escriturários. A decisão garantiu aumento de mais de 6% no valor dos pisos dos bancários do Unibanco nesses cargos (veja mais aqui).
Além disso, também houve avanços na isenção das tarifas, que será estendida aos bancários originários do Unibanco, e nas taxas de juros, em que também foram garantidas as taxas mais baixas: o cheque especial seguirá a taxa praticada hoje no Itaú, e no caso do crédito imobiliário serão adotados os valores vigentes no Unibanco.
Fonte: Contraf-CUT