Em 1935, quando o Brasil quase não tinha leis trabalhistas e as reivindicações dos trabalhadores eram tratadas como caso de polícia, os bancários do Maranhão se organizaram para fundar o seu sindicato, um dos primeiros do país. O Sindicato dos Bancários do Maranhão está completando 74 anos de existência, coroando um processo de lutas e conquistas junto com os trabalhadores do sistema financeiro de todo o país.

A Contraf/CUT cumprimenta por essa data importante todos os bancários do Maranhão, que além da sua coragem e da sua força sempre primaram pela busca da unidade nacional da categoria, duramente conquistada pelos trabalhadores de todo o país em décadas e décadas de luta. Exemplo dessa compreensão histórica foi dado pelos bancários do Maranhão no recente plebiscito em que decidiram manter-se filiados à Central Única dos Trabalhadores.

A preservação e o fortalecimento da unidade nacional – que nos torna a única categoria de trabalhadores com a mesma data-base e os mesmos direitos em todo o território nacional – é o principal objetivo da Contraf/CUT.

Fonte: Contraf/CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster