Será nesta quarta-feira, dia 22 de abril, às 15h, em Brasília, mais uma rodada de negociação permanente entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e a Caixa Econômica Federal.

A pauta do encontro inclui três assuntos: negociação sobre a revisão da atual tabela salarial da carreira profissional, continuidade das negociações permanentes e licença-maternidade de 180 dias.

Revisão da carreira profissional dos arquitetos e engenheiros

O plano de cargos e salários dos engenheiros e arquitetos da Caixa Federal também estará em pauta na negociação com o banco público. O tema é um desdobramento da Campanha Salarial dos Bancários de 2008. Para Jair Ferreira, coordenador da CEE Caixa, o PAC e o plano habitacional recém lançado pelo governo são mostras da importância que estes profissionais tem para a plena continuidade dos programas sociais. "É um momento importante de mobilização que passam estes profissionais e a direção do banco tem que atuar para resolver este problema o mais breve possível", completa.

Para preparar a reunião com a empresa, os membros da CEE/Caixa estarão reunidos na sede da Fenae, na manhã desta quarta-feira.

Na última rodada, ocorrida em 13 de abril, a empresa voltou a apresentar proposta insuficiente para a revisão da atual estrutura salarial da carreira profissional. Nesse caso, a orientação é para as entidades nacionais representativas intensificarem a mobilização dos profissionais por todo o país, com reuniões e assembléias em seus locais de trabalho, de modo a pressionar a direção da Caixa a apresentar um formato de estrutura salarial que acabe com as atuais distorções.

Com base nessa orientação, diversas bases sindicais vêm realizando assembléias, reuniões ou encontros com os profissionais. Esses eventos estão recusando a proposta da Caixa, ao mesmo tempo que vêm aprovando indicativo de paralisação de 24h ou 48h para os dias 28 e 29 de abril, conforme recomendação da Contraf/CUT – CEE/Caixa.

Fonte: Contraf-CUT, com Fenae

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster