Atividade organizada pela Contraf-CUT reuniu dirigentes sindicais e profissionais da saúde do movimento sindical para discutir aspectos do SUS, normas internacionais e nacionais, além da Convenção Coletiva de Trabalho do ramo financeiro

Na tarde desta quarta-feira (23), o terceiro módulo do Curso de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), trouxe à discussão temas fundamentais relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), normas trabalhistas e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) específica do setor financeiro. A aula, conduzida remotamente por meio da plataforma de videoconferência Zoom, contou com a expertise de Luciana Barretto, mestranda do Instituto de Economia da Unicamp e integrante do escritório LBS Advogadas e Advogados.

O evento, que reuniu dirigentes e profissionais da saúde do movimento sindical do ramo financeiro, destacou a importância de compreender a legislação do SUS e as normas regulamentadoras das leis trabalhistas. A vanguarda da Convenção Coletiva de Trabalho específica para o ramo financeiro foi um dos pontos centrais das discussões. “A apresentação mostrou o quão avançados estamos no que se refere à saúde do trabalhador. São muitos os aspectos que abordam esse tema, trazendo avanços significativos para o nosso setor. Claro que há espaço para melhorias”, afirmou o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon.

Luciana Barretto, com sua experiência na área jurídica e econômica, trouxe insights valiosos sobre a legislação vigente e os desafios enfrentados no âmbito da saúde do trabalhador. “A atuação da Contraf-CUT na organização desses cursos demonstra o compromisso da entidade em promover o aprimoramento profissional de seus associados, bem como o engajamento na luta por melhores condições de trabalho e saúde para os trabalhadores do ramo financeiro”, acredita Zanon.

Mauro Salles, secretário de Saúde da Contraf-CUT, garante que à medida que o curso avança, dirigentes e participantes adquirem conhecimentos que não apenas fortalecem suas habilidades individuais, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. “A disseminação de informações sobre o SUS, legislações trabalhistas e as CCTs específicas do ramo financeiro são etapas cruciais para a construção de um setor mais consciente e comprometido com o bem-estar dos seus profissionais”.

Segundo Salles, com o encerramento do terceiro módulo, a expectativa é que os participantes “saiam munidos de ferramentas e conhecimentos que os capacitem a atuar de forma mais eficaz e informada no cenário da saúde do trabalhador, além de serem agentes de transformação em suas respectivas instituições financeiras”.

O quarto módulo do curso será presencial, em São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro, com as duas últimas aulas “Vigilância em Ação” e “Acolhimento dos Trabalhadores”.

Leia também

>>>> Curso de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador chega ao terceiro módulo
>>>>> Curso de Vigilância e Atenção à Saúde dos Trabalhadores debate normas e arcabouço legal
>>>>> Curso de Vigilância e Atenção à Saúde dos Trabalhadores: Módulo 2 será dia 19
>>>>> Curso aborda vigilância e atenção à saúde do trabalhador no ramo financeiro
>>>>> Contraf-CUT inicia Curso de Vigilância e Atenção à Saúde dos Trabalhadores

Fonte: Contraf-CUT