A estreia da seleção brasileira será no dia 15 de junho do próximo ano contra a Coreia do Norte, em Johanesburgo. O segundo jogo será contra a Costa do Marfim, no dia 20 de junho, em Johanesburgo. O Brasil fechará a primeira fase no dia 25, em Durban, jogando contra Portugal.
Na história das copas, o Brasil fez um jogo contra Portugal, em 1966, e perdeu por 3×1. Com os demais, nenhum jogo foi realizado. Os coreanos, considerados os mais fracos do grupo, estiveram apenas uma vez na copa, em 1966, mas conseguiram ganhar da Itália por 1×0. E perderam de Portugal por 5×3, depois de estar vencendo por 3×0. A Costa do Marfim, de Didier Drogba, é considerada a melhor equipe da África, e Portugal, de Cristiano Ronaldo, é sempre páreo duro.
A ordem dos jogos do Brasil, com o horário de Brasília, é a seguinte: no dia 15 de junho do próximo ano, às 1h30, Brasil x Coreia; no Ellis Park, em Joanesburgo; no dia 20, às 15h30, na Soccer City, também em Joanesburgo; e no dia 25, às 11h, em Durban, Brasil x Portugal.
No Grupo A, ficaram a anfitriã, África do Sul, o México, o Uruguai e a França e, no Grupo B, a Argentina, a Nigéria, a Coreia do Sul e a Grécia. A Inglaterra, os Estados Unidos, a Argélia e a Eslovênia formam o Grupo C. No Grupo D, estão a Alemanha, a Austrália, a Sérvia e Gana. Integram o Grupo E a Holanda, a Dinamarca, o Japão e Camarões. Nas duas últimas chaves, estão a Itália, o Paraguai, a Nova Zelândia e a Eslováquia (Grupo F) e a Espanha, a Suíça, Honduras e o Chile (Grupo H).
Classificam-se para a segunda fase (oitavas de final) os dois primeiros colocados de cada grupo. O Brasil, passando para as oitavas de final, enfrentará o primeiro ou o segundo colocado do grupo H.
Redação, com informações da Folha Online