O Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou neste sábado, 10 de novembro, a solenidade de posse dos 43 delegados sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O evento contou com uma análise de conjuntura feita pelo cientista político Dr. José Artigas Godoy (UFPB) e com uma palestra do presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (FETEC-CN), Cleiton dos Santos Silva, que abordou as perspectivas e os desafios dos novos delegados sindicais frente ao cenário adverso à classe trabalhadora. Durante a atividade foram distribuídos os exemplares da Cartilha do Delegado Sindical 2018 a todos/as os/as empossados/as.

O cientista Político Dr. José Artigas Godoy (UFPB) fez um panorama de avaliações políticas, sociais e econômicas enquanto cenário de ações articuladas para enfraquecer os direitos trabalhistas e a política de desenvolvimento do Brasil em nível nacional e internacional. Artigas também salientou que o momento é de retornar às bases fazendo um trabalho de conscientização. Destacou, ainda, o fracasso de um governo que mal tomou posse e já colocou o país numa trajetória linear de intenso ataque ultraliberal aos direitos trabalhistas e à democracia, citando os exemplos de conflitos diplomáticos e do anúncio do fim do Ministério do Trabalho e Emprego. Para ele, o que se aproxima nos próximos anos é um cenário de muito enfrentamento. “Resistir com unidade e adotando estratégias criativas para superar os desafios impostos por um governo extremamente despreparado será o principal eixo de enfrentamento que os trabalhadores e o movimento sindical terá de construir”, avaliou.

Ao abordar os desafios dos novos delegados sindicais, o presidente da Fetec-CN, Cleiton dos Santos Silva, elencou aspectos essenciais para a condução desse trabalho. Entre eles estão, o engajamento, que faz o delegado sindical ser além de tudo, um profissional que lidera um ambiente de trabalho de maneira exemplar, estando sempre à frente de questões que envolvam o interesse da categoria. Ele também reforçou o compromisso com a luta em defesa não só dos direitos da categoria, mas de todo o sistema democrático. “É com essa perspectiva que o trabalho de base deve ser o alicerce de toda a atividade sindical, no qual o delegado deve ter ciência do quão engajado deve ser para conseguir êxito nas ações em prol dos interesses da categoria profissional. Para isso, deve-se revestir de perseverança e engajamento na rotina diária de sua gestão enquanto  Delegado Sindical”, reforçou.

Além de agradecer a presença de todos no evento, o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves exaltou a figura do Delegado Sindical. “Existe uma enorme batalha pela frente e é com muita responsabilidade que o Sindicato empossa novas delegadas e novos delegados, na certeza de que juntos estaremos atuando e mobilizando a categoria para que tenhamos a garantia da defesa dos interesses dos trabalhadores, em um momento de retrocessos crescentes que afetará a todos”, afirmou.

Marcelo também lembrou, que o sucesso da Campanha Nacional dos Bancários foi fruto de muita batalha, em que a categoria a todo momento foi alvo de embate frente aos banqueiros, destacando que a conquista de um Acordo Coletivo com validade de dois anos reforça a capacidade de enfretamento que as entidades representativas dos trabalhadores possuem, tendo no Sindicato sua verdadeira força. “Cada um aqui deve se empoderar do papel importante que esta entidade tem. Todo esse coletivo é responsável pelo fortalecimento do elo entre o Sindicato e os colegas de trabalho que os/as elegeu. Essa representação da base precisa cada vez mais mobilizar a categoria para o enfrentamento que vem sendo travado contra as medidas desumanas de um governo que já disse a que veio – acabar com o resto das conquistas históricas dos trabalhadores”, destacou.

A evento foi realizado no auditório da entidade e culminou com um almoço de confraternização, ao som da voz e do violão de Kildere Santos e seu maravilhoso repertório, no Espaço Cultural Marcos Lucena, do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Fonte: Seeb – Paraíba