O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou nesta quarta-feira, dia 8, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara Federal, em Brasília, que restabelece a necessidade do curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. A PEC dos jornalistas, como ficou conhecida, recebeu número 386/2009 e foi entregue com 191 assinaturas.

Pimenta, que tem participado de manifestações e reuniões com jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, destacou a mobilização que vem ocorrendo em todo o país no sentido de reverter a decisão do STF, que no mês passado derrubou a exigência do diploma por 8 votos a 1.

"Foi extremamente importante a rápida reação da sociedade, desaprovando o absurdo cometido pela Corte Suprema brasileira, e que abriu precedente para a desregulamentação de outras profissões. No caso do jornalismo, essa atividade é mais do que a simples prestação de informação ou a emissão de uma opinião pessoal. Ela influencia na decisão dos receptores da informação, por isso não pode ser exercida por pessoas sem aptidão técnica e ética", afirma Pimenta em defesa da formação superior no curso de jornalismo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster