Crédito: Mateus Ferraz / Gab. dep. Adão Villaverde
Mateus Ferraz / Gab. dep. Adão Villaverde O deputado estadual Adão Villaverde (PT-RS) participou do Dia Nacional de Luta contra a ameaça de transferência do Centro de Suporte Operacional (CSO) do Banco do Brasil (BB) de Porto Alegre para Curitiba, no Paraná, contra os problemas de lateralidade, implementação da plataforma USO e a extinção das plataformas CSO-Crédito em outras localidades.

A manifestação, promovida pelo SindBancários e funcionários do Banco do Brasil, aconteceu ao meio dia diante do prédio do BB da Rua Uruguai, no centro de Porto Alegre. A atividade também visou dialogar com os bancários e clientes sobre os principais problemas enfrentados, e também pressionar o BB nas negociação a respeito das mesas temáticas que ocorrem nesta quinta e na sexta-feira (03), em Brasília.

Antes, Villaverde recebeu em seu gabinete, dirigentes do SindBancários, Flávio Pastoriz e Carlos Rocha, quando foram feitos contatos telefônicos com o líder do governo Lula na Câmara Federal, deputado Cândido Vacarezza, e com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

O protesto ocorreu concomitantemente com a reunião da Comissão de Empresa dos Empregados (CEE/BB). O CSO POA foi incluíndo na pauta após a pressão do SindBancários contra as ameaças de fechamento da unidade.A Federação dos Bancários do RS, integrante da CEE, o encontro, representado pelo diretor do Sindicato, Ronaldo Zeni.

Em carta endereçada ao presidente do BB, Aldemir Bendine, o SindBancários questionou o futuro do CSO quanto aos prejuízos decorrentes da possível mudança dos serviços da plataforma da capital gaúcha. Caso o CSO seja transferido para Curitiba a decisão afetará a vida de cerca de 150 bancários e seus familiares.

Cópias da carta também foram entregues a parlamentares gaúchos como o senador Paulo Paim (PT) e a deputada federal Emília Fernandes (PT) que se comprometeu a mobilizar a bancada gaúcha e levar o assunto à Câmara e ao Senado, convidando Bendine e o vice-presidente em tecnologia e suporte operacional (VITEC), José Luis Prola Salinas, para uma audiência no Congresso.

A entidade ainda entende que os funcionários do Centro são capacitados para atender as demandas regionais, em tempo hábil, devido à proximidade com a realidade local, o que facilita o processo de análise e liberação de crédito no Estado do RS.

Fonte: Assembléia Legislativa do RS