Nesta quinta-feira, 28 de agosto, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba promove uma série de atividades na sua sede, para homenagear a categoria profissional que tem um feriado estadual no Dia do Bancário. Torneio esportivo, sorteios, feijoada e shows com Cezzinha e Paulo Sérgio & Daniel fazem parte da programação que tem início às 9h.
Homenagem
A diretoria do Sindicato homenageia essa categoria profissional que tem sua vida devotada ao desenvolvimento nacional, através do seu trabalho árduo nas instituições financeiras.
São as bancárias e os bancários quem executam o serviço pesado para que o crédito chegue até a sociedade, através de empréstimos pessoais ou mediante o financiamento de programas do governo para alavancar o desenvolvimento e melhorar a vida do povo brasileiro.
São pais e mães de família que dão o melhor de si para atender a sociedade. Mas, mesmo assim, são vítimas constantes de agressões nos seus locais de trabalho.
Sofrem a pressão dos banqueiros pelo atingimento de metas absurdas, ficando vulneráveis à prática do assédio moral e ao adoecimento físico e psíquico. Constantemente são ameaçados da perda de comissões e até de seus empregos.
Também são assediados moralmente e até agredidos fisicamente pela sociedade que, insatisfeita com a precariedade do atendimento, descarrega toda sua revolta sobre quem está na linha de frente; ou seja, sobre a bancária e sobre o bancário que lhe atende.
E tudo isso por conta da ganância dos banqueiros, públicos e privados, que buscam o lucro a qualquer custo. Os bancos enxugam ao máximo seus quadros funcionais, ao mesmo tempo em que aumentam sua base de clientes e, consequentemente, o volume de operações a serem processadas pelas bancárias e pelos bancários.
E nessa corrida desenfreada pelo lucro, até a segurança é relegada a um plano secundário, concorrendo para que bancários, vigilantes, clientes e usuários fiquem entregues à sua própria sorte.
História
E foi assim desde 1923, quando os bancários se desvincularam dos comerciários e criaram uma identidade própria como categoria profissional. Sempre na vanguarda, em busca de melhores condições de vida e de trabalho, estiveram em um verdadeiro “cabo de guerra” com os banqueiros.
E foi desse embate histórico que surgiu o Dia do Bancário, em referência à assembleia dos funcionários do Banespa, no dia 28 de agosto de 1951, que culminou com uma greve vitoriosa de 69 dias.
De lá para cá foram muitos confrontos e embates. Mas a história também nos reservou o reconhecimento, a exemplo da Lei nº 8939/09, que instituiu o Dia do Bancário como feriado estadual na Paraíba.
Pela dedicação, força de trabalho, competência, determinação, coragem, garra e disposição para a luta o Sindicato dos Bancários da Paraíba homenageia os seus representados. Parabéns, Bancári@!
Programação
9h Torneio de Futebol Socyete, na Arena 28 de Agosto;
12h Feijoada, com música ao vivo, ao som de Amaral, voz e violão;
14h Show com Paulo Sérgio & Daniel, no ginásio de esportes;
16h Sorteios para bancários sindicalizados: 01 bicicleta e 03 TV’s digitais de LED com 32″;
16h15 Show com Cezzinha, no ginásio de esportes.
16h15 Show com Cezzinha