O Sindicato dos Bancários da Paraíba antecipou a comemoração do Dia do Bancário (28 de agosto) com uma programação esportiva, shows, e uma confraternização com direito à tradicional feijoada e um open bar de drinks no último sábado (27), em sua sede.
Na Arena 28 de Agosto, realizou o tradicional Torneio de Futebol Soçaite e no Ginásio, o Torneio de Vôlei, já no Espaço Cultural Marcos Lucena, promoveu shows com as bandas Forró Fikado e Xande Black. Além de muita animação e alto astral, a categoria, que passa pelo desafio da Campanha Nacional, se confraternizou com um delicioso almoço reforçado com feijoada e drinks à vontade.
A suspensão das festividades ao longo dos últimos dois anos devido à pandemia da covid-19, não tirou o brilho das bancárias, bancários e familiares que vieram ao Sindicato e compartilharam de uma verdadeira festa, repleta de animação, segurança e boa música.
Na abertura do evento, o diretor Paulo César de França chamou os demais diretores para o palco do Espaço Cultural Marcos Lucena, onde saudou os presentes e justificou a ausência do presidente Lindonjhonson Almeida, que está em São Paulo-SP, onde participa das negociações da Campanha Nacional dos Bancários.
“Hoje é um dia de festa, mas também é um dia de mobilização pela resistência aos ataques aos nossos direitos que os banqueiros tentam impor nas negociações. Faz quase dois meses que entregamos a pauta de reivindicações, e que estamos enfrentando a mesquinharia dos bancos que lucraram como nunca antes, e insistem em reduzir PLR e demais direitos dos bancárias e das bancárias. É com muita resistência que, em meio a todo esse marasmo, enfrentamos e já conquistamos alguns poucos avanços. Queremos chegar ao fim de mais uma campanha nacional com um acordo de dois anos, com ganho real de salário e a manutenção da nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Portanto, vamos continuar a celebrar o Dia do Bancário todos os anos, aqui nessa trincheira de lutas não só da categoria bancária, mas de toda a classe trabalhadora”, concluiu Paulo César.
Torneios
O Torneio de Futebol Soçaite do Dia do Bancário, na Arena 28 de Agosto, teve a participação de quatro equipes: Banco do Brasil, Santander, Bradesco Torre, Bradesco Centro. A equipe do Bradesco Belém, além de ter o artilheiro Rafael, conquistou o troféu de Campeão do certame, ao derrotar a equipe do Banco do Brasil pelo placar de 3 X 1. Wesley, atleta do time, foi o goleiro menos vazado. Já a vitória do Torneio de Vôlei ficou com o time Strong Tean e a vice-campeã Banco do Brasil.
História
Neste sábado, 28 de agosto, em todo o Brasil, se comemora o Dia do Bancário. A data marca uma das maiores e mais audaciosas greves da categoria, deflagrada em 1951, época que tinha a intransigência política e a repressão de movimentos sociais em um contexto de Guerra Fria, além de leis que proibiam a realização de greves. O resultado da paralisação foi muito além da conquista de um reajuste salarial. A data também homenageia os bancários que acabaram sendo perseguidos e demitidos por liderarem um movimento vitorioso e inspirador.
A greve de 1951 também plantou uma semente que, quatro anos mais tarde, fez nascer o Diesse (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Na época, ficou evidente a necessidade de dados técnicos confiáveis para questionar informações do governo e buscar a manutenção do custo de vida. Vale observar ainda que 28 de agosto de 1983 é a data de criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Veja também:
>>>>> Fotos da Comemoração do Dia do Bancário
>>>>> Fotos do Torneio de Futebol Soçaite do Dia do Bancário