cartaz_porta.jpg

cartaz_porta.jpg

Nesta terça-feira, 28 de agosto, a sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba vai estar em festa, a partir do meio dia, com uma programação especial para as comemorações do Dia do Bancário. Finalmente, a categoria profissional vai comemorar o seu primeiro feriado estadual. 

A origem da data histórica – Em 28 de agosto de 1951, a categoria iniciou uma das greves mais importantes. O fato entrou para a história, a ponto de a data ser escolhida como o Dia do Bancário.  Os 69 dias de paralisação tiveram resultado positivo, pois os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento.
 
Apesar de constituir uma categoria de considerável relevância para a economia do país e para o desenvolvimento nacional, e a data representar um grande marco na história do movimento sindical, o Dia do Bancário ainda não é feriado no País. Nesta terça-feira, 28 de agosto, a sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba vai estar em festa, a partir do meio dia, com uma programação especial para as comemorações do Dia do Bancário. Finalmente, a categoria profissional vai comemorar o seu primeiro feriado estadual.  

Entretanto, na Paraíba, a categoria profissional foi reconhecida e valorizada, através da Lei 8.939, de 27 de outubro de 2009, de autoria do deputado João Gonçalves, que instituiu o dia 28 de agosto como feriado estadual aos bancários e economiários.

Este ano, em vez da tradicional visitação às agências, os bancários vão ser homenageados na Sede do Sindicato – Av. Beira Rio, 3100, Tambauzinho – em uma grande confraternização promovida pela diretoria da Entidade, com uma programação bastante diversificada.

Na parte musical, as bandas Samba da Elite, Forró Caçuá e R2 (Rilbert e Renata) vão fazer a alegria dos bancários. Feijoada grátis e cerveja ao preço promocional de R$ 1 (um real) vai animar ainda mais a festa.

Para fechar o evento com chave de ouro, o Sindicato vai sortear três excelentes prêmios com os bancários: um Ipad; uma câmera fotográfica Nikon D3100 e um televisor de LED de 40 polegadas.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques está muito entusiasmado com as homenagens à categoria nesse Dia do Bancário. “Até parece um sonho que o Dia do Bancário na Paraíba seja feriado. E vamos aproveitar essa oportunidade para chamarmos todos os bancários para essa confraternização, que proporciona o fortalecimento da categoria que está em plena campanha salarial. Até porque o profissional bancário merece o reconhecimento por trabalhar muito, sob condições adversas, submetido a metas absurdas e às práticas de assédio moral, em condições inadequadas e sem segurança; e mesmo assim, sempre tem um sorriso para o seu cliente. Portanto, é nosso dever promover uma grande festa para os nossos valorosos companheiros”, concluiu.