Oficina será realizada no dia 26, às 9h, na FEE, em Porto Alegre
O Dieese e as centrais sindicais CUT, CGTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT vão participar do Fórum Social Temático (FST), evento que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória para a Cúpula dos Povos na Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro. O FST acontecerá de 24 a 29 de janeiro e será sediado por Porto Alegre e cidades da região Metropolitana – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo.
No dia 26 de janeiro, às 9h, o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio e a assessora técnica Rosane Maia vão realizar a oficina "Como reduzir a informalidade por meio do diálogo social? – debate sobre experiências de ações coletivas na América Latina", com o propósito de discutir novas políticas e ações para o enfrentamento da informalidade no Brasil e na América Latina.
O principal objetivo dessa oficina é apresentar, avaliar e debater a metodologia de intervenção e de diálogo social, que vem sendo experimentada desde 2010, sob a coordenação do DIEESE, nos pilotos em setores e localidades selecionadas: setor de comércio ambulante (em Porto Alegre/RS); construção civil (em Curitiba/Paraná); confecções (Caruaru/Pernambuco); e na agricultura familiar (em Santa Catarina e no Ceará). A oficina será no auditório da FEE (Fundação de Economia e Estatística), em Porto Alegre.
Ainda no dia 26, Clemente vai participar do Painel "Trabalho Decente / Rio + 20", que é parte integrante dos debates do Mundo do Trabalho, encontro com convidados internacionais que vai abordar os temas: Crise Capitalista, Rio + 20 e Trabalho Decente. O evento acontecerá às 14h no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.
O DIEESE também fará, durante o FST 2012, o lançamento do livreto "Qualificação e Mercado de Trabalho: Apontamentos para política pública em regiões metropolitanas". O trabalho, elaborado pelo Sistema PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), traça a relação entre o trabalho e a educação nos mercados de trabalho nas regiões metropolitanas pesquisadas pelo sistema (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal).
Fonte: Dieese