Em Nota Técnica divulgada pelo DIEESE nesta quarta-feira, 5 de julho, intitulada “Inovação tecnológica no setor financeiro e os impactos nos trabalhadores”, em 2016, as transações bancárias digitais representaram mais da metade (57%) do total de operações financeiras. A importância da tecnologia no setor bancário pode ser avaliada pelo montante do investimento, que em 2016 chegou a US$ 6,0 bilhões em tecnologia. Em 2009, representou 31% do total. As transações por smartphone corresponderam a 34% (mais de 21 bilhões de operações), em 2016. Em 2011, não chegava a 190 milhões de processos.
Entre 2009 e 2016, a diversificação de negócios dos bancos e a crescente utilização de diversos canais de atendimento (principalmente os digitais) proporcionaram aumento significativo do lucro.
A Nota Técnica 184 tem como objetivo traçar um breve panorama das inovações tecnológicas em curso no setor financeiro brasileiro e analisar a desintermediação bancária que vem ocorrendo, bem como o impacto desses fenômenos sobre o emprego, as relações de trabalho e a ação sindical.
Para ter acesso aos dados completos e a pesquisa basta clicar no link: http://DIEESE divulga pesquisa sobre inovação tecnológica no setor financeiro e os impactos nos trabalhadores