Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Sindicato dos Bancários da Paraíba participou do curso de formação com especialização em Previdência Complementar, promovido pela Contraf-CUT em parceria com a Anapar, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em São Paulo (SP). O SEEB-PB foi representado pelo secretário de Assuntos do Interior, o diretor Carlos Hugo. O curso reuniu aproximadamente 35 dirigentes sindicais de todo o Brasil, sendo seis deles da região Nordeste.
O objetivo do curso foi formar lideranças sindicais em todas as bases e regiões do País, com capacidade de representar, produzir e reproduzir conhecimento sobre o tema. A ideia é aumentar o potencial de informação, organização e defesa dos direitos dos trabalhadores do ramo financeiro em relação aos seus planos de previdência complementar existentes ou que vierem a ser criados.
Na oportunidade, Carlos Hugo informou sobre a morte do companheiro Gledinaldo Gomes, o Naldinho, no dia 10 de fevereiro, vítima de infarto. E todos os participantes fizeram um minuto de silêncio pelo ocorrido.
O curso teve como tema ‘O termo previdência – pressupõe cuidado com o futuro’ e abordou assuntos como: Introdução à doutrina Previdenciária, necessidade previdenciária, os três pilares de Previdência Social; Custo e Custeio do Plano Previdenciário através do cálculo do custo atuarial do plano previdenciário e As modalidades clássicas de planos previdenciários, BD, CD, CV.
Para Carlos Hugo, o curso serviu para qualificar o dirigente sindical a dirimir dúvidas da base em relação ao assunto e instruí-los na hora de tomar uma decisão; seja na portabilidade, no autopatrocínio, no BPD-benefício proporcional diferido ou no resgate, ou ainda na hora de fazer a opção pela forma de tributação: regime progressivo ou regime regressivo.