Programa trata da estruturação histórica das organizações sindicais e da luta dos trabalhadores

O Curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), estreia o seu segundo módulo nesta sexta-feira (15) e no sábado (16) para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). Os representantes dos sindicatos de Andradina, Campinas, Corumbá, Guaratinguetá, Jaú, Naviraí, Piracicaba, Presidente Venceslau, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas e Votuporanga, que assinam acordos junto com a Contraf-CUT, como a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) serão os primeiros a conhecer o conteúdo. O evento será na cidade de Nazaré Paulista. Em novembro do ano passado, eles tiveram aulas do primeiro módulo.

As atividades foram coordenadas pelo secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, e pelo formador da entidade José Luís Vasquinho Paredes. Zanon explica que “o objetivo da Contraf-CUT com o curso é sistematizar o conhecimento sobre a luta sindical, ajudando a qualificar nossos dirigentes. Também é importante destacar que este é um trabalho em parceria com as federações e os sindicatos”. Por isso, “o programa fornece um amplo panorama da atuação sindical no Brasil, para que a história do movimento seja uma referência para a categoria bancária e para a classe trabalhadora como um todo. Esse conhecimento permite que todos pensem melhor o presente e o futuro”, complementou o dirigente.

Programação

Sexta-feira (17)

O primeiro dia do curso começará às 9h, com a abertura oficial realizada pela FEEB-SP/MS e a CONTRAF-CUT, com a participação de Zanon e representantes da federação. Após a abertura, haverá uma apresentação e discussão sobre o contrato às 9h30, seguida pela retomada dos temas abordados no Módulo I às 10h.

Depois do almoço, que ocorrerá ao meio-dia, os participantes voltarão às atividades às 13h30, trabalhando em grupos para analisar as décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010. Este exercício visa entender a evolução da situação político-econômica e dos direitos nesse período.

A seguir haverá um momento sobre o avanço da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Às 17h30, os participantes assistirão a um trecho de filme, o que proporcionará uma reflexão sobre a trajetória política recente do Brasil. O dia terminará com uma confraternização às 19h, fortalecendo os laços entre os dirigentes sindicais presentes.

Sábado (18)

O segundo dia de atividades começará às 9h30 com depoimentos da federação, abordando períodos significativos dos governos Lula e Dilma, o impeachment, a ruptura democrática e a retomada democrática. Às 10h, haverá um debate aberto sobre esses temas, permitindo a troca de experiências e perspectivas entre os participantes.

Às 10h30, os dirigentes sindicais se dividirão novamente em grupos para discutir os principais desafios enfrentados pelo ramo sindical e a defesa da democracia. Esse trabalho em grupo gerará insights valiosos, que serão debatidos coletivamente às 12h. A manhã de atividades será concluída com uma avaliação e considerações finais às 12h30.

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *