O aumento significativo na participação dos colegas pode ser atribuído à novidade do processo eleitoral deste ano: a votação pela internet, que contabilizou 6.105 votos, o que representa 39,25% do total. A opção correio foi escolhida por 9.451 pessoas.
O modo eletrônico de votação é uma antiga bandeira da Afubesp, pois é rápido, seguro – não há perigo de extravio – e cômodo, pois não é preciso sair de casa para participar do pleito.
A apuração dos votos será realizada nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 9 horas, no Esporte Clube Banespa.
Nota da diretoria da Afubesp sobre eleições do Banesprev
Banesprev confunde eleitor
Quem abre o site do Banesprev para procurar informações sobre o processo eleitoral acessará informações erradas. Em todos os documentos, calendários e editais constam que o processo de votação iria até o dia 15 de fevereiro. Portanto, estariam encerradas, o que não é verdade, pois a Comissão Eleitoral decidiu prorrogar a votação pelo correio até esta terça-feira, dia 22.
Para isso foram empregadas outras palavras, a de que serão validados todos os votos recepcionados pelo correio até o dia 22, quando da retirada dos envelopes postados.
Assim, a Comissão Eleitoral prorrogou a votação. Afinal quem postou seu voto até a segunda-feira, dia 22, na cidade de São Paulo, por exemplo, terá seu voto validado, pois certamente, estará no conjunto de envelopes.
Dessa forma, uma campanha de votação foi articulada por uma lista de candidatos.
O grande erro, no entanto, foi não ter prorrogado a votação também por meio eletrônico, deixando sem acesso quem desejasse votar pela internet.
A Afubesp, o Sindicato de São Paulo e os candidatos da lista "Mãos dadas pelo Banesprev" protocolaram reclamação formal a respeito, mas obtiveram uma recusa da presidência do Banesprev.
Embora qualquer pessoa possa votar pelo correio, é nítida a diferença da tendência de votos do meio correio para o eletrônico.
Para terminar, o site do Banesprev não procedeu os ajustes nos editais e nos comunicados, configurando um procedimento irregular.
Fonte: Érika Soares – Afubesp