Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dentro da maior greve dos últimos 20 anos, o Sindicato dos Bancários da Paraíba fará uma nova mobilização contra a resistência dos bancos, nesta quarta-feira (2), no Centro da capital. Dessa vez, a categoria irá se reunir, a partir das 17h, na Rua Duque de Caxias, em frente à agência do Bradesco. Na manifestação de hoje, a categoria fará o enterro simbólico do presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal.
O protesto terá o apoio dos funcionários dos Correios, que também estão em greve; de movimentos sociais, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento Passe Livre. A mobilização desta quarta-feira faz parte das ações da categoria no sentindo de chamar a atenção dos bancos para que apresentem propostas que atendam às reivindicações da categoria. Na terceira semana de greve, os banqueiros continuam intransigentes e desrespeitando os bancários, inclusive com ameaças e outras estratégias para enfraquecer a paralisação. Diante disso, o Sindicato dos Bancários decidiu pela intensificação do movimento com mobilizações diárias.
Greve na Paraíba
A adesão à paralisação por tempo indeterminado permanece com índice de 91,85% de participação dos funcionários. O movimento grevista é mais intenso em João Pessoa, com 96,67%, do que no interior, onde a adesão é de 82,22%.
A greve foi deflagrada no dia 19 de setembro porque os bancos, em cinco rodadas duplas de negociações, propuseram apenas a reposição da inflação e recusaram as demais reivindicações econômicas e sociais. No primeiro dia, foram fechadas 6.145 agências e departamentos nos 26 estados e no Distrito Federal. Nesses 14 dias em que os banqueiros sustentaram a intransigência, a greve cresceu 79,2%.