Crédito: CUT
Após três horas de discussões, dirigentes das centrais sindicais e da COBAP definissem a pauta de reivindicações que irão apresentar brevemente ao Governo Federal. A reunião foi realizada na tarde de quarta-feira (3), em São Paulo.
No começo da reunião, Warley demonstrou firmeza e não admitiu a retirada da solicitação do reajuste único para todos os aposentados: "Excluir uma parte da população do crescimento econômico do País é errado. O reajuste tem que ser para todos, de forma igualitária", disse o presidente da COBAP.
"Da mesma forma que a unidade das centrais proporcionou a conquisa da política da valorização permamente do salário mínimo, temos certeza que juntos conseguiremos avançar para melhorar as condições dos trabalhadores aposentados", disse Epaminondas.
O encontro formalizou a aliança política das principais entidades do Brasil, demonstrando um profundo amadurecimento de suas lideranças. A aliança firmada ontem abre caminhos esperançosos para futuras lutas e conquistas conjuntas.
No final da reunião, para selar o pacto, um documento foi constituído, sendo assinado pelos dirigentes e remetido imediatamente ao presidente da República e ao ministro da Previdência Social. Foi solicitada uma audiência dos
sindicalistas com o Governo, onde serão tratadas as 12 questões elencadas e também o percentual de reajuste dos aposentados para 2011.
VEJA AS 12 REIVIDINCAÇÕES CONJUNTAS:
1) Reajuste igual e linear para os aposentados e pensionistas do INSS, conforme aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias
2) Fim do Fator Previdenciário
3) Aprovado do projeto de lei 4434/08
4) Manutenção da política de recuperação do salário mínimo atpe 2023
5) Contra a reforma da Previdência que venha a retirar direitos adquiridos
6) Restabelecimento do Conselho Nacional de Seguridade Social (com poderes deliberativos e quadripartite)
7) Fim da DRU
8) Isenção do Imposto de Renda aos aposentados que recebem até o teto
9) Que os recursos da Previdência sejam oriundos do faturamento e não da folha de pagamento (além das fontes de recursos atuais, previstas na Constituição)
10) Manter e ampliar a lista de remédios gratuitos de uso contínuo
11) Criação da Secretaria Interministerial de Assuntos Relacionados ao Idoso, Aposentado e Pensionista
12) Garantir um sistema de Previdência Social Pública Universal e a criação da Previdência Complementar
Fonte: CUT