Crédito: Fenae

A inscrição dos delegados ao 27º Conecef deve ser feita eletronicamente, em link a ser disponibilizado oportunamente.
Os integrantes da CEE/Caixa – um por federação e um representante da Contraf/CUT – participam do 27º Conecef na condição de delegados natos, e suas inscrições eletrônicas serão feitas pela Contraf/CUT, embora o pagamento da taxa de inscrição esteja sob a responsabilidade de sua entidade de origem. Com direito apenas a voz, os observadores podem ser indicados no limite de até 10% da delegação efetiva.
Para o 27º Conecef, o critério de participação foi estabelecido em um delegado para cada 300 empregados da Caixa na base, ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual e garantindo-se dois delegados por estado, no mínimo.
Os fóruns preparatórios são de caráter estadual ou regional, sendo que cada delegação fica limitada a 50% do número de participantes nesses fóruns. Fica assegurada ainda a cota de 30% de gênero, conforme critérios estabelecidos pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A participação dos aposentados fica assegurada na mesma proporção dos empregados da ativa, garantindo-se, no mínimo, um delegado por estado.
Tal como ocorreu em anos anteriores, a edição 2011 do Conecef antecede a 13ª Confederência Nacional dos Bancários, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente.
Os pontos do temário do 27º Conecef são: organização do movimento, saúde do trabalhador, condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef/Aposentados, segurança bancária, correspondente bancário, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), conselheiro representante e isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, entre outros assuntos.
O 27º Conecef reunirá um total de 406 delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores. A distribuição ficou assim: Acre – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Alagoas – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Amazonas – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Amapá – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Bahia – 16 delegados (12 de ativa e 4 aposentados), Ceará – 11 delegados (8 da ativa e 3 aposentados), Distrito Federal – 34 delegados (27 de ativa e 7 aposentados), Espírito Santo – 9 delegados (6 de ativa e 3 aposentados), Goiás – 11 delegados (9 da ativa e 2 aposentados), Maranhão – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Minas Gerais – 43 delegados (31 da ativa e 12 aposentados), Mato Grosso – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Mato Grosso do Sul – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Pará – 5 delegados (4 de ativa e 1 aposentado), Paraíba – 6 delegados (4 da ativa e 2 aposentado), Paraná – 26 delegados (19 da ativa e 7 aposentados), Pernambuco – 13 delegados (9 da ativa e 4 aposentados), Piauí – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Rio de Janeiro – 50 delegados (25 de ativa e 25 aposentados), Rio Grande do Norte – 5 delegados (4 da ativa e 1 aposentado), Rio Grande do Sul – 31 delegados (20 da ativa e 11 aposentados), Rondônia – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Roraima – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Santa Catarina – 17 delegados (12 de ativa e 5 aposentados), São Paulo – 88 delegados (67 de ativa e 21 aposentados), Sergipe – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado) e Tocantins – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado).
As diretrizes para a organização do 27º Conecef foram aprovadas pela Contraf/CUT, assessorada pela CEE/Caixa, ficando definindo o seguinte calendário:
Calendário
– Dia 10 de junho: data-limite para a inscrição de teses.
– Dia 3 de julho: data-limite para a realização dos congressos, encontros ou assembleias estaduais, os chamados fóruns preparatórios.
– Dia 4 de julho: data-limite para a entrega das resoluções dos congressos, encontros ou assembleias estaduais. Este também é o prazo para a inscrição das delegações ao 27º Conecef.
– De 9 a 10 de julho: realização do 27º Conecef.
Fonte: Contraf-CUT com Fenae