"É a partir destes debates que definiremos a pauta específica das negociações com a Caixa, tanto durante a campanha nacional da categoria quanto depois dela, na mesa permanente", completa.
Estarão reunidos 417 delegados e observadores, entre bancários da ativa e aposentados, escolhidos em assembleias e encontros preparatórios regionais e estaduais realizados em todo o país.
A cerimônia de abertura será realizada em conjunto com o 22º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil e contará com análise de conjuntura pelo deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), primeiro presidente da antiga Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores.
Após a abertura, os congressos dos trabalhadores dos dois bancos públicos se separarão em ambientes diferentes do Expo Center Norte. O 27º Conecef recebe, então, o senador e empregado da Caixa Wellington Dias (PT-PI), que fará uma apresentação sobre os rumos do banco.
Na tarde do sábado, os bancários se dividirão em grupos temáticos para dar início aos debates sobre a pauta específica de reivindicações. Serão formados seis grupos:
– Organização do movimento
– Saúde do Trabalhador / Condições de Trabalho / Saúde Caixa
– Funcef / Aposentados
– Segurança bancária / Correspondente bancário
– Jornada / Sipon / Isonomia / Conselheiro Representante / Outros
A plenária final será realizada na manhã de domingo, quando serão votados os itens definidos nos grupos temáticos.
"É importante lembrar que as propostas debatidas no 27º Conecef já passaram por um amplo e democrático processo de debates nos encontros regionais organizados pelos sindicatos e federações de bancários de todo o país", afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT e empregado da Caixa. "É um processo muito rico de construção e mobilização dos empregados, que continuará com a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que definirá a pauta geral da categoria", completa.
Confirma a programação do evento:
Dia 9 de julho
Abertura:
9h – Conjunta com o 22º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil
11h – Intervalo para café
Plenária Geral:
11h30 – Votação do Regimento Interno
12h – Defesa das Teses
13h30 – Almoço
14h30 – Trabalho de grupos
18h – Encerramento
Dia 10 de julho
9h – Debate e deliberação sobre "Organização do Movimento"
10h30 – Apresentação dos relatórios dos grupos e votação das resoluções
12h30 – Votação das moções
12h45 – Encerramento
Fonte: Contraf-CUT