Crédito: Seeb Pará
Seeb Pará No último sábado, dia 24, foi realizado o 6º Encontro dos Bancários e Bancárias do Banpará, em Belém, que contou com a participação do funcionalismo da região metropolitana e demais municípios paraenses. Mesmo sob forte chuva, que caiu durante a manhã, os trabalhadores se dispuseram a debater e construir a minuta específica de reivindicações para a Campanha Nacional 2014.

A mesa de abertura do evento contou com a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim, do presidente da CUT Pará, Martinho Sousa, do secretário de Relações do Trabalho da Contraf-CUT, Adílson Barros, da diretora da Fetec Centro Norte e funcionária do Banpará, Vera Paoloni, e do técnico do Dieese do Pará, Everson Costa. Todos reforçaram a importância de unidade da categoria e engajamento nas ações políticas da Campanha Nacional para a garantia de novas conquistas.

Depois da abertura e aprovação do regimento interno do Encontro, foi realizada uma mesa de conjuntura com as explanações do técnico do Dieese do Rio de Janeiro, Fernando Benfica, que abordou a realidade do Banpará a partir do último balanço financeiro do banco; do deputado estadual Edilson Moura (PT), que fez uma análise de conjuntura política estadual a partir do cenário eleitoral e seus desdobramentos junto ao Banpará; e de Vera Paoloni, que ressaltou a necessidade de o funcionalismo seguir na luta pelo fortalecimento do banco e de seu caráter público e estadual, sugerindo a formação de uma comissão responsável por redigir uma carta de princípios em prol desse fortalecimento do Banco do Estado, e que estes sejam compromissos de gestão dos candidatos ao governo do estado do Pará nas próximas eleições.

Concluído o debate conjuntural, os participantes focaram nas discussões sobre a minuta específica do funcionalismo do Banpará, onde a minuta 2013 foi referendada com diversos adendos de reivindicações para a Campanha Nacional 2014.

Ao final, foi eleita uma comissão responsável por redigir uma carta a ser entregue aos candidatos ao governo do estado do Pará, onde a categoria bancária propõe ações políticas para o fortalecimento do Banpará enquanto banco público e estadual.

“O Banpará é um dos últimos bancos estaduais que sobreviveu às privatizações da era Fernando Henrique Cardoso, graças a luta política da categoria bancária pela manutenção dessa instituição e de seu caráter público e estadual. Por isso, o 6º Encontro dos Bancários e Bancárias do Banpará ratificou o compromisso de luta da nossa categoria pelo fortalecimento do Banpará, com a devida valorização do seu funcionalismo e com a facilitação de acesso ao crédito para a população paraense, como forma de desenvolver a economia, a educação, a cultura e outras frentes sociais em nosso estado. É com esse espírito que o funcionalismo do banco irá para a Campanha Nacional 2014”, destaca Rosalina Amorim.

Fonte: Seeb Pará

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster