Na noite desta sexta-feira (20), o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou, no France Hotel, em Guarabira, o Encontro Regional dos Bancários do Brejo Paraibano. O evento faz parte do calendário de atividades da Campanha Nacional dos Bancários 2018; a primeira após a reforma trabalhista que retirou direitos e ameaça a manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), cuja vigência expira no dia 31 de agosto.
O secretário para assuntos do interior, do Seeb-PB, Paulo Henriques, fez a abertura do Encontro, expôs os objetivos do evento e compôs a mesa virtual com o presidente da Entidade, Marcelo Alves, e os seguintes diretores: Magali Pontes, Robson Luís, Lindonjhonson Almeida, Francisco Dalbergio, Yamagutt Olinto e Marcos Henriques.
O presidente Marcelo Alves, que faz parte do Comando Nacional dos Bancários, fez um balanço das negociações e discorreu sobre a conjuntura em que está ocorrendo a campanha, sendo seguido por cada diretor, que acrescentou as questões específicas dos seus respectivos bancos. Durante os debates, para enriquecer ainda mais as discussões, foi apresentado um vídeo com as conquistas da categoria nos 26 anos da CCT e outro sobre a negociação com a Fenaban, no dia 19, com a participação de Juvândia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
As manifestações da plenária explicitaram uma preocupação com a inércia da categoria nos locais de trabalho, como se estivesse alheia à gravidade da situação atual provocada pela reforma trabalhista que acabou com a ultratividade que garantia a manutenção das cláusulas da CCT. Os presentes sugeriram que o Sindicato intensifique a comunicação, de forma a conscientizar bancárias e bancários nas suas unidades de que os nossos direitos estão em risco.
O presidente do Seeb-PB, Marcelo Alves, avaliou positivamente o Encontro pela oportunidade de dialogar com as bancárias e os bancários sobre a dinâmica das negociações, as evasivas dos banqueiros quanto à assinatura do pré-acordo, bem como sobre a necessidade de se intensificar a mobilização da categoria, ante a preocupação levantada pelos participantes do evento.
“Saímos de Guarabira bastante entusiasmados com o alto nível do debate nesse Encontro Regional, onde bancárias e bancários da rede pública e privada participaram ativamente com sugestões, apresentando propostas concretas de mobilização, nos propiciando a oportunidade de falarmos sobre o andamento das negociações em âmbito nacional. Mostramos a nossa preocupação e a necessidade do fortalecimento da unidade da base nesse embate desigual com os banqueiros, que sequer assinaram o pré-acordo que garanta nossos direitos até chegarmos ao fim do processo negocial. Precisamos estar coesos e dispostos ao enfrentamento com os nossos patrões nessa luta que é de todos nós. E o momento é agora; Todos por Tudo”, concluiu Marcelo Alves.
Fonte: Seeb-PB