O II Encontro de Bancários Afastados por Doenças Laborais, realizado pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba nesta quinta-feira (21), repetiu o sucesso do primeiro encontro e sinalizou com a possibilidade de ampliar o público-alvo na terceira versão.

O evento foi coordenado pelo secretário de saúde da entidade, Washington Luiz, e prestigiado pelo presidente Lindonjhonson Almeida e os diretores Marcos Henriques, Silvana Ramalho, Renata Ribeiro e Paula Brito.

Washington abriu os trabalhos, saudou os presentes, fez uma retrospectiva com a repercussão do encontro anterior e passou a palavra para Lindonjhonson, que enfatizou a responsabilidade do Sindicato com a categoria.

“Temos compromisso com a defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora, com foco na luta em defesa da qualidade de vida, do bem-estar e da saúde de bancárias e bancários. O número de bancários vem diminuindo, o desemprego e as metas aumentando na mesma proporção do nível de adoecimento da categoria que mais tem se afastado do trabalho, inclusive por problemas psíquicos e é muito importante acolhermos e apoiarmos os afastados”, ressaltou Lindonjhonson Almeida.

A programação elaborada foi desenvolvida conforme o previsto, com escuta dos bancários, apresentação de duas palestras e a vivência – biodança com profissionais qualificados.

O secretário de saúde do Sindicato avaliou positivamente a realização do segundo encontro dos afastados por doenças laborais.

“Este evento foi realizado em boa hora, justamente no momento que cresce o número de bancárias e bancários acometidos por doenças contraídas no ambiente de trabalho, devido à pressão pelo atingimento de metas cada vez mais absurdas, a falta de funcionários que provocam sobrecarga de trabalho e a prática de assédio moral. Tudo isso está levando a categoria ao adoecimento, com destaque para as doenças mentais que ensejam o maior número de afastamentos. Esses encontros com a participação de profissionais qualificados que escutam A realização desse segundo evento aconteceu no momento mais que oportuno para discutirmos sobre essas questões justamente com quem mais sofre desses males e já estamos nos preparando para ampliar o evento para acolher também os que já voltaram ao trabalho”, concluiu Washington Luiz.